Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município distinguiu os melhores atletas da época em Esposende

Dsc 5465 1 1024 2500
30 Novembro 2019

 

O Município de Esposende homenageou hoje, na 10.ª Gala de Distinção de Mérito Desportivo, os atletas, técnicos e clubes do concelho que se destacaram em diferentes modalidades desportivas, na época 2018/2019, num total de 280 personalidades, entre atletas e técnicos de 25 modalidades, e prestou homenagem a Teresa Portela, João Ribeiro, Jonas Passos Vilar e David Cruz.
Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, as distinções “são a prova da vitalidade do desporto em Esposende, revelando toda a diversidade e heterogeneidade desportiva do concelho. É a prova, também, do trabalho assertivo que os clubes, os dirigentes, os técnicos e os atletas desenvolvem”.
Benjamim Pereira destacou o facto de esta Gala ocorrer “no final de uma semana em que aprovamos a maior dotação financeira para a área do Desporto. Na época desportiva 2019/2020, o Município de Esposende investirá mais de meio milhão de euros, entre apoio a atletas e clubes, um aumento de 33%, relativamente ao ano anterior, fixando-se como o maior apoio de sempre, atribuído pela Câmara Municipal de Esposende aos atletas e clubes do concelho”.
“Esposende possui condições únicas para a prática desportiva, graças ao território, mas também devido a um forte investimento em infraestruturas e acompanhamento de treino. Em 2020 avançará a construção do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, dando resposta às muitas solicitações dos clubes do concelho, disponibilizando diversos campos de jogos, na zona norte da cidade e também o projeto do Parque da Cidade entrará na sua fase decisiva, depois de ultrapassados obstáculos burocráticos”, anunciou Benjamim Pereira.
Lembre-se que o Município de Esposende apoia todos os clubes, através de contratos-programa, paga as taxas de filiação, inscrição, exames médicos e seguros, possibilitando a prática desportiva a mais de 2000 crianças e jovens. Em Esposende realizam-se campeonatos concelhios nos escalões de formação e de veteranos, jogos desportivos escolares e atividades desportivas no pré-escolar.
Para o Vereador do Desporto, Rui Losa, os valores desportivos sobressaem neste evento a 10ª Edição da Gala de Distinção Mérito Desportivo, evento que pretende “reconhecer publicamente e prestar homenagem a atletas, dirigentes, clubes, associações e famílias que realizam um trabalho conjunto em prol do desporto, da educação e da juventude do concelho de Esposende”.
Rui Losa destacou o rejuvenescimento que tem ocorrido nos clubes e associações locais, acompanhando o aumento de praticantes. “Segundo dados do Observatório do Desporto do Município de Esposende, nos últimos quatro anos, verificou-se um aumento de 35% de atletas/praticantes, isto é, passamos de cerca de 4500 para 6100 atletas/praticantes, totalizando um aumento efetivo de mais de 1600 atletas em atividades regulares, federadas e não federadas”, disse o vereador com o pelouro do Desporto.
A cerimónia decorreu, pelo segundo ano consecutivo, no Pavilhão Municipal de Fão, Esposende, local que apresenta as condições ideais para acolher a enorme “família” desportiva do concelho, abrilhantada pelas atuações da Academia de Dança “Às do Saber”, de Bel Viana e da Orquestra Foz do Cávado.