Município avança com novas obras do PARU no montante de 2,75 milhões de euros

18 Novembro 2019

mercado municipal

O Município de Esposende vai lançar a concurso as empreitadas de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e zona envolvente e do Mercado Municipal de Esposende, num investimento global de 2 milhões 750 mil euros. O executivo municipal aprovou, em reunião de câmara e por maioria, a abertura dos procedimentos para avançar com os respetivos concursos públicos.

Estas intervenções integram o conjunto de obras do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana, onde se integra também a requalificação da Alameda do Bom Jesus, em Fão, da zona envolvente ao campo de S. Miguel – Marinhas, e do Antigo Edifício da GNR, que totalizam um investimento superior a 5 milhões de euros, com comparticipação a 85% pelo FEDER, no âmbito do programa Norte 2020.

A intervenção prevista para o Largo Rodrigues Sampaio e zona envolvente pretende, por um lado, afirmar a centralidade deste núcleo urbano e, por outro, melhorar a imagem deste espaço onde tradicionalmente se realizam eventos e atividades lúdicas e culturais importantes para a vitalidade social e económica de Esposende. A obra representa um investimento de 1 milhão e 150 mil euros e tem um prazo de execução de um ano.

Estimada em 1 milhão e 600 mil euros, a empreitada do Mercado Municipal prevê a reabilitação total do edifício, de modo a poder acolher a realização pontual de eventos de outra índole, nomeadamente de natureza gastronómica. Na fachada principal do Mercado, voltada a sul, será criada uma área coberta, possibilitando melhores condições aos comerciantes que operam no exterior do edifício, espaço esse que poderá vir a ter outro tipo de utilização. Os trabalhos têm um prazo de execução de um ano e meio.

A par do investimento de cerca de 15 milhões de euros de obras em curso no concelho, Esposende avança com uma nova frente de intervenções, primeiramente no núcleo urbano de Esposende, que se estenderá a todo o concelho.