Esposende acolhe amanhã o 1.º Encontro da Qualidade da ARS Norte

13 Novembro 2019

Esposende vai acolher amanhã, 14 de novembro, Dia Mundial da Qualidade, o 1.º Encontro da Qualidade da ARS Norte, subordinado à temática “Qualidade, Pessoa e Saúde – uma visão integrada”, que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, a partir das 9h00.

Organizado conjuntamente pelo Município de Esposende e pela ARS Norte, o evento é dirigido aos técnicos das Comissões de Qualidade e Segurança dos 21 Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) da Região Norte, constituindo uma oportunidade de convívio e de debate sobre questões relacionadas com a Melhoria Contínua da Qualidade.

O Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, intervirá na sessão de abertura, na qual intervirão também a Coordenadora da Área Funcional da Qualidade da ARSN, Elsa Ramos, o Presidente do Conselho Diretivo da ARSN, Carlos Nunes, o Vogal do Conselho Diretivo, Ponciano Oliveira, o Diretor Executivo do ACeS Barcelos Esposende, Fernando Ferreira e o Presidente da Comissão da Qualidade e Segurança do ACES Barcelos/Esposende, Almerindo Domingues.

“Governação Clínica, um Processo de Melhoria Contínua da Qualidade”, é o tema do primeiro painel, que contará com a participação de Maria José Ribas, Presidente do Conselho Clínico do ACES Porto Ocidental e membro do Grupo Técnico Nacional da Governação Clínica e da Saúde dos CSP, e de Manuel Oliveira, da ARS Centro, membro do Grupo Técnico Nacional da Governação Clínica e da Saúde dos CSP. A moderação estará a cargo de Andreia Ramôa, PCCS do ACES Barcelos/Esposende.

Num segundo painel será abordada a temática “Acreditação, um Processo de Melhoria Contínua da Qualidade”, com intervenções de Elsa Ramos, Coordenadora da Área Funcional da Qualidade da ARS Norte, e de Maria João Gaspar, da DQ/ DGS, sendo moderador Almerindo Domingues, Presidente da CQS do ACES Barcelos/Esposende.

Já no período da tarde, vai falar-se sobre “A Melhoria Contínua da Qualidade na Perspetiva da Segurança do Doente”, num painel onde participará Fernando Barroso, do Centro Hospitalar de Setúbal, Maria José Campos, do PCCS ACES Póvoa/Vila do Conde, e Paula Batista, Coordenadora do PPCIRA Regional, com moderação de Carlos Alvarenga, da ERA Norte.

Integrado no painel “A Melhoria Contínua da Qualidade - Projetos de Boas Práticas do ACES Barcelos/Esposende”, José Santos, da APDH, fará a apresentação de dois projetos, sob a moderação de Iolanda Couto, Presidente da CQS do ACES Vale de Sousa Sul.

A sessão de encerramento, prevista para as 17h30, estará a cargo de Ponciano Oliveira, Vogal do Conselho Diretivo da ARS Norte, e de Elsa Ramos, Coordenadora da Área Funcional da Qualidade da ARS Norte.

A realização deste evento em Esposende insere-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, cuja concretização foi assumida pelo Município.