Município de Esposende sensibiliza jovens para a Igualdade de Género

11 Outubro 2019

IGUALDADEgenero

Com o intuito de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que se comemora a 24 de outubro, o Município de Esposende vai promover um conjunto de ações cujo objetivo visa a promoção e a partilha do conhecimento relativo à situação atual de mulheres e homens em várias áreas da sociedade.
Tendo como parceiros os Agrupamentos de Escolas, a Escola Secundária Henrique Medina e a Escola Profissional de Esposende, entre 21 a 25 de outubro serão reportadas especificidades de educação, emprego e desemprego, assim como aspetos relativos à conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, pobreza, poder e tomada de decisão, violência de género e LGBTI.
As iniciativas pretendem sensibilizar para a necessidade de se continuar a criar iguais oportunidades para mulheres e homens.
Para a concretização destes objetivos serão realizadas ações centradas na campanha sobre Literacia em Igualdade, incluindo a afixação de informação dos indicadores relativos à Igualdade de Género em Portugal.
Vão realizar-se ações de sensibilização, através da visualização do vídeo “Minutos da igualdade”, integrante da campanha produzida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) com o apoio do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants 2014-2021). Esta ação é dirigida aos participantes das Jornadas Técnicas de Alterações Climáticas e Recursos Hídricos, que se iniciam precisamente no dia 24 e outubro, e à comunidade educativa.
Será, ainda, aplicado um questionário para diagnóstico sobre as perceções relativas ao domínio da Igualdade de Género, dirigido a colaboradores da Câmara Municipal de Esposende e Empresa Municipal Esposende Ambiente.
Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.