Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

II Meia Maratona de Esposende com três distâncias para 2 mil atletas

Run 1 1024 2500
09 Outubro 2019
 
A II Meia Maratona de Esposende, organizada pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a Run Porto, apresenta, este ano, três distâncias, possibilitando a participação alargada de atletas que, no próximo domingo, devem ultrapassar os dois milhares. Com um percurso que a carateriza como a meia maratona mais plana de Portugal, a prova esposendense insere-se na estratégia desportiva do Município de Esposende que privilegia o fomento da prática desportiva, enquanto alavanca de promoção do turismo e dinamização económica.
Para o vereador do Desporto da Câmara Municipal, Rui Losa, o projeto desportivo iniciado no ano passado “pretende atingir patamares de excelência, sendo veículo de promoção nacional e internacional de Esposende”.
A aposta na meia maratona decorre de “uma estratégia bem definida, com patamares a ultrapassar e que tem nos eventos a revelação de todo um trabalho de fundo que passa pela criação de infraestruturas -como as ecovias-, de formação e apoio técnico e de acompanhamento médico.
A Meia Maratona integra três provas cronometradas: a clássica corrida de 21 quilómetros, a corrida de 10 quilómetros e a caminhada de 5 quilómetros. Todas com partida e chegada da Avenida Eduardo Arantes e Oliveira (Avenida Marginal).
A apresentação da Meia Maratona esteve a cargo de Jorge Teixeira, da Run Porto, que saudou o Município pela aposta neste evento, destacando mesmo aspetos organizativos que atingem patamares de excelência. 
“Em mais de 25 anos de organização de provas, nunca vi um plano de emergência tão bem delineado como aquele que nos foi apresentado pela Proteção Civil de Esposende”, disse o diretor geral da Run Porto.
Jorge Teixeira destacou a presença de muitos atletas consagrados “que conferem brilhantismo à prova”, destacando o facto de o pelotão ser constituído por indivíduos de 12 nacionalidades.
Ricardo Vale, da Associação de Atletismo de Braga vincou “o esforço que o Município de Esposende tem desenvolvido para fomentar a prática da modalidade”, sublinhando o protocolo firmado entre as duas instituições como garante da continuidade da colaboração, em diversas áreas.
Também Vítor Dias, diretor regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) destacou a ação da autarquia esposendense, “no fomento da prática desportiva  entre a população”, manifestando interesse em continuar com a colaboração na área da formação.