Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Dia do Peregrino assinalado em Esposende

Quadro  1  1 1024 2500
09 Outubro 2019

quadro

O Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris, vai assinalar o Dia do Nacional do Peregrino, que se celebra a 13 de outubro.

Assim, no próximo sábado, 12 de outubro, pelas 10h30, no Centro de Informação Turística de Esposende, terá lugar a inauguração da exposição de pintura “O Caminho de Santiago: pelas estrelas até onde a terra encontra o mar”, da autoria de António Carvalho.

A mostra, que estará patente até 31 de outubro, apresenta quadros inspirados na obra do espanhol Chencho Pardo e que funcionam como “homenagem sincera e sentida de alguém que já percorreu alguns caminhos de dentro de si e outros, que levam a Santiago e um pouco mais longe, onde a terra encontra o mar”. A paixão do autor pelos Caminhos de Santiago, que já percorreu várias vezes, entrecruza a vivência do peregrino e a paisagem natural, resultando num conjunto de 12 obras, sendo que cada uma tem subjacente um espírito critico sobre a atualidade.

Também no dia 12, será apresentada a brochura ”Guia do Peregrino”, um documento de muita utilidade para os peregrinos que procuram instalar-se essencialmente na cidade, e que reúne uma série de informação relacionada com o alojamento, alimentação, cuidados do saúde, lojas de desporto e informações uteis.

No dia 19 de outubro, a Associação Via Veteris, destacando um sítio de peregrinação do concelho de Esposende atualmente muito concorrido - São Bartolomeu de Mar, local do tradicional Banho Santo, propõe uma caminhada que, partindo de Mar, levará os participantes até ao Mosteiro de São Romão de Neiva, no vizinho concelho de Viana do Castelo, numa distância de cerca de 10 quilómetros. O historiador António Maranhão Peixoto, natural de Mar, fará o enquadramento histórico do Banho Santo e da Romaria de São Bartolomeu, bem como dos pontos de interesse ao longo do percurso, como o marco do Rei, a Igreja de Castelo do Neiva e o Mosteiro de São Romão de Neiva.

A participação nesta caminhada tem um custo de 20 euros para sócios e de 22 euros para os demais, e inclui transporte, seguro, palestras e almoço-convívio. Inscrições e mais informações em viaveteris.pt.

Estas atividades refletem-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.