Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Outubro Rosa sensibiliza para a prevenção do cancro de mama

Outubro rosa 1 1024 2500
30 Setembro 2019

O Município de Esposende, em colaboração com a ACICE, associa-se, mais uma vez, à campanha de consciencialização “Outubro Rosa” da Liga Portuguesa contra o Cancro.

O mês de outubro é marcado por duas efemérides: no dia 15, assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e, no dia 30, o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. Esta campanha pretende, assim, despertar a comunidade, particularmente as mulheres, para a necessidade do diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam esta doença.

Esta campanha de sensibilização traduz-se na decoração com a cor rosa de ruas e das montras da cidade, bem como dos edifícios municipais. A comunidade é convidada a juntar-se à onda “Outubro Rosa”, de forma individual ou em grupo, promovendo uma atividade para grupos organizados ou simplesmente passando a palavra.

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 mil novos casos de cancro de mama, e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal são detetados, anualmente, cerca de 4500 novos casos, sendo que, se tratados logo de início, apresentam uma taxa de cura que pode chegar aos 95%.

A campanha “Outubro Rosa” enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que respeita a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).