Município de Esposende assinou protocolo de colaboração com a Federação Portuguesa de Futebol

19 Setembro 2019

CME.FPF2

O Município de Esposende estabeleceu hoje um protocolo com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e com a Associação de Futebol de Braga (AFB), cujo propósito visa definir formas de colaboração institucional, nomeadamente a homologação de provas e atividades desportivas organizadas em Esposende.
Decorrente das disposições legais em vigor que implicam a homologação das provas, as três entidades signatárias acordaram, ainda, realizar ações de formação para agentes desportivos.
“O desporto tem forte implantação em Esposende, com diversas modalidades, mas onde o futebol representa a maior oferta, em termos de movimento associativo e de mobilização de atletas. Além do desenvolvimento saudável dos jovens, entendemos que o futebol é, ainda, campo pródigo em comportamentos sociais, confrontando o jovem com a importância de valorizar a cooperação e o respeito”, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Para o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o protocolo agora assinado com o Município de Esposende insere-se na estratégia iniciada em 2015 e que permitiu abranger cerca de 300 mil atletas, sob a alçada federativa.
“O desenvolvimento e prática do desporto é obrigação do Estado, mas não fora o trabalho das autarquias e muitas crianças teriam grandes dificuldades em praticar”, alegou Fernando Gomes, lembrando que, mesmo assim, apenas um terço dos jovens portugueses pratica desporto com regularidade.
Manuel Machado, presidente da Associação de Futebol de Braga mostrou-se muito agradado com a subscrição do protocolo, permitindo assim regularizar a situação dos praticantes e dando seguimento à excelente colaboração existente entre o Município de Esposende e a AFB.
Para obtenção da homologação das provas realizadas pelo Município é necessário comprovar que todos os participantes são portadores de seguro desportivo obrigatório por lei e são portadores de exames médicos desportivos.
Anualmente, Esposende promove ou colabora na organização do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, o Campeonato Concelhio de Veteranos, Torneio de Pais, Esposende Cup e o Torneio Internacional Futebol Infantil do FC Marinhas, entre outros.