Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende informa e sensibiliza comunidade sobre a Doença de Alzheimer

Alzheimer 1 1024 2500
13 Setembro 2019

 

“Doença de Alzheimer e Outras Demências” é como se intitula a ação de informação que irá decorrer na Casa da Juventude de Esposende, no próximo dia 17 de setembro, às 17h00, numa organização da Delegação Norte da Associação Alzheimer Portugal, em parceira com o Município de Esposende.

Esta iniciativa é aberta à comunidade em geral e pretende constituir-se como um momento de partilha de conhecimentos e experiências sobre esta temática, proporcionando a abordagem de um conjunto de questões relacionadas com a doença.

A participação nesta ação é gratuita, contudo carece de inscrição prévia através do email accaosocial@cm-esposende.pt ou do telemóvel 962 020 398.

Recorde-se que, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências, a Associação Alzheimer Portugal, em parceria com o Município de Esposende, vai promover o Passeio da Memória, no dia 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Trata-se de uma caminhada solidária a favor da Alzheimer Portugal, com partida às 9h00, da Casa da Juventude de Esposende, desenvolvendo-se ao longo do Caminho dos Mareantes, um percurso na cidade de Esposende, com uma extensão de 6 quilómetros. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, IP decidiu-se associar ao Passeio da Memória, no âmbito do Dia Aberto do Parque Natural do Litoral Norte, proporcionando, também, o conhecimento do património natural de Esposende. Os interessados em participar deverão inscrever-se através do e-mail passeiodamemoria@alzheimerportugal.org, do telefone 213 610 460 ou do telemóvel 967 220 658.

Estas ações inserem-se no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município de Esposende, Associação Alzheimer Portugal, Sierra Portugal, S.A e o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, e que englobou, também, a criação no concelho do “Café Memória”, um espaço destinado aos familiares, cuidadores e amigos de pessoas com Alzheimer ou com outro tipo de demência, para partilha de experiências, informação e suporte mútuo, num contexto informal.

O Município concretiza, por esta via, o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).