Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende Ambiente renova Certificados

Sede eamb 1 1024 2500
08 Agosto 2019

A empresa municipal Esposende Ambiente continua a ser um exemplo na adoção de boas práticas, como comprova a renovação, por um período de mais três anos, das certificações ao nível da Gestão da Qualidade, Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho, e Responsabilidade Social.

A empresa, cujo Sistema de Gestão Empresarial se encontra em reestruturação com vista a uma maior adequação à atual realidade da empresa, foi alvo de auditoria por parte da entidade certificadora, que atestou o cumprimento dos requisitos dos referenciais normativos de suporte, felicitando a empresa pelo empenho e competência demonstrados.

Ao longo de seis dias, a equipa de auditores acompanhou as práticas adotadas pela Esposende Ambiente no exercício das suas atribuições, destacando como principais pontos fortes a reestruturação do Sistema de Gestão Empresarial em curso, com o envolvimento dos responsáveis de cada um dos processos, nomeadamente na identificação e acompanhamento de riscos e oportunidades e nos indicadores de desempenho; o envolvimento e acompanhamento do Sistema de Gestão Empresarial pela Administração; a utilização de ferramentas informáticas; a aposta contínua na formação/sensibilização dos colaboradores; bem como a procura de soluções para a melhoria das condições existentes nos locais onde a empresa desenvolve a sua atividade.

Apesar de a auditoria se desenrolar em função de diversos suportes documentais, os auditores puderam também acompanhar as equipas responsáveis pela realização de trabalhos no exterior, nomeadamente no controlo operacional das redes de água, águas residuais e pluviais, na limpeza pública, na gestão de espaços verdes e na fiscalização de empreitadas. Foram indagados colaboradores, reunidas evidências objetivas do planeamento e operação da empresa, analisada documentação, e avaliado o seu comprometimento com diversas partes interessadas, nomeadamente clientes, colaboradores, fornecedores, e entidade reguladora. De registar que, atualmente, a satisfação dos clientes com o desempenho da empresa situa-se nos 87%.

A auditoria decorreu em vários espaços da empresa, tendo sido acompanhados os trabalhos realizados no edifício sede, no Armazém, no Parque de Resíduos, no Centro de Educação Ambiental, no Horto Municipal, no Parque de Compostagem e na base de apoio no Mercado Municipal de Esposende, tendo sempre em consideração a perspetiva da qualidade do serviço prestado, do respeito pelo ambiente, e da garantia de boas condições de trabalho.

Tendo subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Esposende Ambiente mantém a estratégia de qualidade de serviço, respeito pelo ambiente e garantia de boas condições de trabalho.