Esposende “Município com Bom Ar”

06 Junho 2019

Através da celebração de um protocolo de cooperação com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), cuja cerimónia decorreu no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, na sede da CCDR-N, no Porto, o Município de Esposende associou-se à campanha “Por um País com bom Ar”.

A Câmara Municipal, fazendo-se representar pela Vice-presidente, Alexandra Roeger, compromete-se, assim, a desenvolver esforços no sentido de aumentar o conhecimento e promover de forma consciente comportamentos e estilos de vida com vista à promoção de um “melhor ar”. Para tal, promoverá a divulgação da referida campanha e das iniciativas do Dia Nacional do Ar, que se assinala a 12 de abril, ficando detentora do selo da APA “Município com bom ar”.

A adesão a esta campanha é da maior relevância para o Município, na medida em que o ar é um recurso essencial à vida e com repercussões diretas e indiretas no ambiente natural e construído, sendo a sua qualidade determinante para a saúde pública e para a qualidade de vida da população. Torna-se, por isso, importante alertar, sensibilizar e envolver a sociedade de forma a fomentar um sentido de responsabilidade pessoal e uma maior motivação e compromisso com a proteção da qualidade do ar, mobilizando os diferentes intervenientes para o desafio de preservar e melhorar a qualidade do ar hoje e do futuro.

Ao aderir a este compromisso, a Câmara Municipal está a contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Ação Climática (ODS 13) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).