Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Fórum da Educação debate “Sucesso: conceções, desafios e percursos”

Forum 2019 1 1024 2500
16 Maio 2019

 

O Município de Esposende promove, de 24 de maio a 4 de junho, a edição de 2019 do Fórum da Educação. Subordinado ao tema “Sucesso: conceções, desafios e percursos”, o Fórum visa promover a reflexão sobre diferentes dimensões transversais, de carácter pessoal, social e conjuntural, que interagem no processo de desenvolvimento educativo. Durante o evento, serão apresentados trabalhos de investigação, projetos e atividades, promovidos por diversos agentes, desde escolas, instituições culturais e sociais, académicos, empresas, criativos, entre outros, contribuindo para a reflexão sobre a temática proposta.
Tendo por base os princípios da Carta das Cidades Educadoras e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU), nomeadamente o referente à “Educação de Qualidade”, serão promovidas ações de âmbito diversificado, procurando abranger todos os públicos.

Programa diversificado
Agendada para as 18 horas do dia 24 de maio, a sessão de abertura terá lugar no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, do Delegado Regional de Educação do Norte, João Miguel Gonçalves, e de Alberto Santos, da Confederação Nacional das Associações de Pais. Seguir-se-á a conferência “Infância e Educação em Tempos de Incerteza”, proferida por Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com moderação de Joaquim Machado, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Serão, ainda, entregues os Prémios “Escola amiga das crianças”, promovidos pela Leya e pela Confederação Nacional das Associações de Pais, em articulação com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende. Serão distinguidas as escolas EB Apúlia, EB Criaz, EB Facho e EB Forjães.
No dia 25 de maio, às 15h, a Casa da Juventude acolhe uma Simultânea de Xadrez, com o Mestre FIDE Hugo Lima Santos, aberto à comunidade. A iniciativa surge no âmbito do trabalho desenvolvido no “Clube Mais Capacidade” (Xadrez e Jogos Matemáticos), do Projeto Rumo ao Sucesso - Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar.
No dia 27 maio, pelas 17h30, decorre o painel “Para uma escola com todos e para cada um”, com José Carlos Morgado, do Instituto de Educação da Universidade do Minho a abordar o tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: que papel para o professor?” e Fernando Elias, Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria), com a comunicação “Escola (mais) Inclusiva e Autonomia e Flexibilidade Curricular: está na hora de (os) incluir”. Será ainda apresentado o projeto “Rumo ao Sucesso”, com a participação de representantes das diversas entidades envolvidas neste plano municipal. A moderação está a cargo de Sandra Macedo.
No dia 29 de maio, entre as 9h e as 17h30, o Parque Radical acolhe uma Mostra Educativa dedicada aos ensinos superior e secundário, na qual participam a U. Minho, a U. Porto, o I. Politécnico de Viana do Castelo, o I. Politécnico do Cávado e do Ave, o ISAVE, o I. Universitário da Maia, a U. Católica - Porto, a U. Católica - Braga, a CESPU, o IPAM Porto, o ISAG, o Exército – Centro de Recrutamento de Braga, a Escola Secundária Henrique Medina, a Escola Profissional de Esposende e Centro Qualifica Litoral Cávado.
Nesse mesmo dia, às 14h30, inicia a Jornada “O futuro que procuras”, destinada, sobretudo, a alunos do ensino secundário. Neste âmbito, o Auditório Municipal de Esposende será palco da apresentação do estudo “Ensino Superior: estudar compensa?”, por Hugo Figueiredo, do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro e Miguel Portela, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. O programa da Jornada segue com a palestra “O poder de um sonho”, por Adelino Cunha, SOLFUT - I Have the Power. Às 20h30, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, realiza-se a tertúlia “Percursos que inspiram”, com a presença de Diana Teixeira Pinto, diretora de Marketing e Visual Marchandising da MO – SONAE, Diogo Costa, maestro, Pedro Ferreira, arquiteto, Rui Couto, fundador da Founders Founders e Tiago Miranda, Diretor Executivo do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade da Universidade do Minho. A moderação estará a cargo de Hernâni Zão Oliveira.
No dia 31 maio, pelas 21h30, o Auditório Municipal de Esposende acolhe a conferência “Pensar a escola do futuro - em homenagem a António Sérgio”, proferida por António Sampaio da Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO, com moderação de João Miguel Gonçalves, Delegado Regional de Educação do Norte. A sessão será precedida pela performance “Liberdade”, pelo Coro Ars Vocalis.
No dia 1 de junho, às 21h30, o Auditório Municipal acolhe o concerto “Viagem – um sonho por entre os recantos do mundo”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com direção de Helena Venda Lima.
No dia 3 de junho, às 18 horas, realiza-se o Painel “Educação e formação de adultos: contributos para um desenvolvimento territorial inclusivo”, contando com a participação de João Caramelo, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com a comunicação “Educação de Adultos: prioridade de um território inclusivo”, Maria Antónia Gonçalves, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos, que se debruçará sobre o tema “Percursos de Cidadania, Alfabetização e Literacias: um projeto inovador em Esposende” e Armando Loureiro, coordenador do Centro Qualifica Litoral Cávado, com a comunicação “Centro Qualifica: um espaço de Liberdade”. A moderação estará a cargo de Armando João Santos, Diretor do Centro de Emprego de Barcelos.
No dia 4 de junho, pelas 14h30, realiza-se no Auditório Municipal de Esposende a final intermunicipal do concurso “Olimpíadas do Património” - Projeto “+Cidadania”.
O Fórum da Educação conta com a colaboração da Zendensino, nomeadamente através do acolhimento aos participantes, em diversas ações, por alunos dos cursos de Técnico de Restauração da Escola Profissional de Esposende, e da performance artística de alunos da Escola de Música de Esposende, em diversos momentos.

Dia Mundial da Criança
O Fórum da Educação integra, uma vez mais, as comemorações do Dia Mundial da Criança. Entre 20 maio a 21 junho sobem ao palco “As Aventuras da Boneca SolFaMi” e “O Universo dos Instrumentos: as aventuras de Zé Manel Pianolas”, projetos artísticos multidisciplinares itinerantes, concebidos pela Escola de Música de Esposende, dirigidos a crianças da E. Pré-Escolar e alunos do 1.º CEB.
Nos dias 1 e 2 de junho há “Festa no Parque”, com insufláveis, atividades radicais, jogos tradicionais, pinturas faciais, oficinas, workshops, atividades desportivas, entre outras. As atividades decorrerão no Parque Radical e na Zona Ribeirinha envolvente, em Esposende, resultando de uma organização conjunta de diversos serviços do município e das empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, com a colaboração da CIM Cávado, ACICE, Esposende Solidário e Noocity.