Esposende promove Semana da Biodiversidade de 18 a 22 de maio

14 Maio 2019

DSCF7875

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, vai promover de 18 a 22 de maio, a Semana da Biodiversidade.

Além de assinalar o Dia Mundial da Biodiversidade, que se comemora a 22 de maio, este evento visa sensibilizar a população para a necessidade da conservação da diversidade biológica, destacando a importância do equilíbrio dos diversos ecossistemas existentes no território concelhio e os seus principais usos.

Assim, o programa integra um conjunto diversificado de atividades para diferentes públicos, iniciando-se no dia 18, no Centro de Educação Ambiental, com o workshop “Hoje é dia de: Kokedama”. Orientada pelas criativas do projeto "Miss Papoila", esta ação de formação, com início às 14h30, abordará uma técnica ancestral de jardinagem tida como o "bonsai dos pobres". A participação tem um custo de 12 euros e carece de inscrição prévia, a efetuar através do telefone 253 967 147 ou do e-mail cea@esposendeambiente.pt.

O programa prossegue, nos dias 20 e 21, com o “Jogo da Biodiversidade”, iniciativa que será desenvolvida nos espaços exteriores do Centro de Educação Ambiental. Dirigida a alunos do 1.º ciclo, esta iniciativa contempla a participação dos alunos em diversas provas que envolvem cultura geral, sentido de orientação e destreza, e que darão a conhecer aos mais jovens algumas curiosidades sobre a biodiversidade existente na região. Já para os alunos do pré-escolar, decorrerá, na tarde do dia 21 de maio, a iniciativa “Vamos conhecer outros animais”, onde os participantes irão assistir a uma história que nos fala da importância das espécies autóctones e dos perigos associados à introdução de espécies exóticas.

Também no dia 21 de maio, e no âmbito do projeto “E-Ribeiras”, terá lugar, nos estabelecimentos de educação e ensino do 3.º ciclo e secundário, a palestra “Linhas de Água e Alterações Climáticas”, que abordará a importância da manutenção das linhas de água num contexto de adaptação às alterações climáticas.

No dia em que se assinala o Dia da Biodiversidade, 22 de maio, será realizada mais uma edição da iniciativa “Esposende diz SIM à biodiversidade”, que contará novamente com a participação dos alunos das ECO-escolas concelhias. Este ano, os alunos são desafiados a participar numa caminhada simbólica, a decorrer num dos troços da Ecovia do Litoral, e que será complementada com uma ação de recolha de resíduos na zona dunar e pinhal, para além de uma ação de controle de espécies invasoras.

Ainda no dia 22 de maio, e já ao final da tarde, terá lugar, no Centro de Educação Ambiental, uma Ação de Sensibilização para a Compostagem Doméstica, dirigida aos munícipes que pretendam realizar compostagem em sua casa e que ainda não tenham recebido um compostor doméstico. O objetivo passa pelo incentivo à reciclagem dos resíduos verdes produzidos em casa e pela redução da quantidade de matéria orgânica encaminhada para aterro sanitário. O número máximo de participantes é limitado ao número de compostores disponíveis, sendo obrigatória a inscrição prévia.

A Semana da Biodiversidade contribui para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente para o ODS 6 - Água potável e saneamento, ODS 12 - Produção e consumo sustentáveis, ODS 14 - Proteger a vida marinha e ODS 15 - Proteger a vida terrestre.

Todas as informações sobre o evento encontram-se disponíveis no portal www.esposendeambiente.pt e no Blogue do CEA, em http://www.esposendeambiente.pt/cea/.