Aniversário do albergue das Marinhas assinalado com caminhada

14 Maio 2019

As comemorações do 8.º aniversário do Albergue de S. Miguel de Marinhas organizadas em parceria pelo Município de Esposende, Associação Via Veteris, União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa será assinalado, no dia 18 de maio, com uma caminhada. Desde maio de 2011, quando abriu, o albergue de S. Miguel já acolheu 19520 peregrinos, das mais diversas nacionalidades.

A atividade que assinala o 7.º aniversário terá início no Albergue de São Miguel de Marinhas, às 14h30, e percorrerá o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, entre Marinhas e Antas. O regresso ao ponto de partida, será efetuado através de troços da Ecovia do Litoral Norte que percorre o território mais costeiro, estando a chegada prevista às 18h30, ao que se segue um lanche convívio.
A iniciativa é gratuita e está aberta à participação de todos os interessados, mediante inscrição prévia na página web da Associação Via Veteris, em www.viaveteris.pt.
O Albergue de S. Miguel tem registado uma procura crescente, ao longo dos anos. Em atividade desde maio de 2011, o equipamento acolheu, nesse primeiro ano, 151 peregrinos, em 2012 foram 336 os que pernoitaram naquelas instalações, em 2013 foram 655, em 2014 registaram-se 1 103, em 2015 foram 1 951, em 2016 contabilizaram-se 3 474 peregrinos, em 2017 registou-se igualmente um aumento com 5 642 peregrinos, e no ano transato novo crescimento significativo nas dormidas com um total de 6 544.
Este aumento significativo resulta, em grande parte, do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação institucional, assinado em julho de 2011, entre os municípios do Esposende, Porto, Maia, Matosinhos, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, para a investigação, promoção e dinamização do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.
Estes dez municípios têm vindo a unir esforços com vista à valorização e posterior reconhecimento oficial do Caminho Português da Costa como itinerário de peregrinação, assim como a dinamizar o potencial cultural e turístico das peregrinações a Santiago de Compostela fomentando o desenvolvimento económico, social e ambiental nos territórios atravessados por este traçado.
As muitas ações de valorização e promoção do Caminho levadas a efeito pelo Município, em articulação associação esposendense Via Veteris e com outros parceiros locais, têm constituído também um motor de crescimento e desenvolvimento da procura por este itinerário rumo a Santiago de Compostela.
Recorde-se que o Albergue de S. Miguel resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Delegação da Cruz Vermelha de Marinhas e Associação Via Veteris. O espaço dispõe de dormitório, cozinha equipada, sala de refeições/convívio com espaço de lazer, balneários, sanitários, lavandaria e Internet.