Esposende alerta para Maus Tratos na Infância

11 Abril 2019

_DSC5915

Abril é Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, pelo que a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende aproveita para sensibilizar a comunidade para a problemática dos maus-tratos e para a necessidade de os prevenir, dando também a conhecer os serviços locais que intervêm no domínio da infância e da juventude.

Considerando que a sensibilização e o combate exigem um esforço conjunto, por forma a torná-lo cada vez mais transversal e eficaz na sociedade, a CPCJ, em colaboração com a Câmara Municipal, as empresas municipais Esposende Ambiente e Esposende 2000, agrupamentos de escolas e Juntas de Freguesia, desenvolve, ao longo de todo o mês, uma campanha de alerta para a prevenção dos maus-tratos a crianças e jovens.

Assim, no passado dia 5 de abril, realizaram-se, na Casa da Juventude de Esposende, os workshops “Sensibilização para a importância dos sinais, indicadores e sintomas de maus tratos contra crianças e jovens” e “Bons Tratos/ Firme Afeto”, que foram dinamizados por Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, e moderados pela Enfermeira Marlene Fernandes, representante do Ministério da Saúde na CPCJ de Esposende, e por Alexandra Roeger, Vereadora da área funcional da Coesão Social e Presidente da CPCJ de Esposende.

O primeiro workshop teve como objetivo sensibilizar os diferentes profissionais participantes para a importância dos sinais, indicadores e sintomas de maus tratos contra crianças e jovens, promovendo um maior conhecimento sobre a forma de intervenção nesta problemática. O outro, destinado a pais e cuidadores, promoveu a reflexão e debate sobre a parentalidade positiva, abordando a temática dos bons tratos e da importância do firme afeto. O sucesso de ambas as sessões, e a forte participação da comunidade, levou a que se decidisse ser relevante a realização de novas ações de sensibilização e formação sobre estas temáticas, esperando poder contar-se com a presença da mesma formadora.

Integrado nesta campanha de sensibilização, a Esposende Ambiente realiza uma Oficina de papagaios, no dia 25 de abril, das 10h00 às 12h00, na zona Ribeirinha de Esposende, e, no dia 28, a Esposende 2000 organiza a caminhada "Esposende em Movimento", na freguesia de Forjães. Do mesmo modo, serão sensibilizados para a causa da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, os participantes do 17.º Encontro Luso Galaico de BTT, evento que o Município realiza já no próximo fim-de-semana, dias 13 e 14 de abril.

A encerrar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, no dia 30 de abril, às 14h00, na Praça das Lampreias, em Esposende, será formado um laço azul humano, com a participação dos colaboradores municipais e comunidade em geral.

Para além destas iniciativas, por todo o concelho pontuam apontamentos de alerta e sensibilização para esta causa.

Esta campanha de sensibilização enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, concretamente do ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes e do ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.