Março com Sabores do Mar promoveu experiências sensoriais

26 Março 2019

A programação do “Março com Sabores do Mar voltou a registar, este fim de semana, grande adesão de público, devido à mobilização desencadeada pelo concurso “Peixe com Todos”. Pela cátedra do chefe Marco Gomes, os presentes foram convidados a uma viagem sensorial, descobrindo sabores, cheiros e texturas.
Através do concurso gastronómico Peixe com Todos, a Câmara Municipal de Esposende envolveu as diversas gerações que, em família, competem com as suas sugestões culinárias. O evento deste ano registou enorme adesão, animando o espaço “Março com Sabores do Mar”, promovendo uma saudável competição que animou o muito público presente.
Tal como toda a programação do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”, que visa promover a gastronomia ligada aos peixes e mariscos, “Peixe com Todos” alarga os objetivos, contribuindo para o convívio entre gerações.
Na confeção dos pratos, os participantes utilizaram produtos locais, como os hortícolas, queijo e manteiga, vinho verde e, em certos casos, as algas e outros produtos do mar. As equipas participantes, constituídas por dois ou três elementos, preferenciam os laços familiares, mas podem incluir vizinhos ou amigos.
Um concurso que espelha a transversalidade do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”, que integra na sua organização, toda a comunidade, apostando na simbiose perfeita entre a tradição e a inovação, com um denominador comum, as suas gentes.
Também o workshop “Sensorial Local” deu importante contributo para a divulgação dos produtos endógenos, convidando à descoberta da manteiga das Marinhas. Mais uma vez, cumpriu-se o objetivo deste evento do Município de Esposende, desafiando os participantes à inovação e à reinvenção de pratos tradicionais.
Com as temperaturas a atingirem patamares estivais, a marginal de Esposende registou grande afluência de visitantes, na sua maioria famílias que também passaram pelo espaço “Sabores do Mar”.
Na sua 20.ª edição, o evento gastronómico Março com Sabores do Mar persegue o objetivo bem definido desde o primeiro dia: afirmar a gastronomia e os vinhos do concelho de Esposende, envolvendo a comunidade local, os restaurantes e as escolas, numa ação de valorização dos produtos endógenos
Até ao final do mês de março, prosseguem os concursos que vão eleger o melhor dos vinte pratos que se submetem ao concurso gastronómico, assim como as melhores cantinas e as propostas gastronómicas dos alunos.