Voluntários vão limpar praias e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende

26 Março 2019

voluntariado ambiental

À semelhança de anos anteriores, Esposende vai mobilizar-se numa grande ação de voluntariado ambiental, através de ações de limpeza do litoral e zonas ribeirinhas do concelho, a levar a efeito nos próximos dias 29 e 30 de março.

Entre outros objetivos, pretende-se alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, procurando reduzir o impacto de plásticos descartáveis no ambiente marinho, sendo que os resíduos de plástico recolhidos serão encaminhados para valorização, através do processo de reciclagem.

O Município, por via da empresa municipal Esposende Ambiente, apoia as várias ações que irão decorrer e convida os estabelecimentos de educação e ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações e comunidade em geral a participarem nesta ação conjunta de limpeza de praias e estuários.

Para além da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, estarão envolvidas na ação prevista para dia 29, sexta-feira, várias escolas concelhias, um Centro de Estudos e vários munícipes. Já no sábado, dia 30 de março, irão apoiar e participar as Juntas de Freguesias, o Parque Natural do Litoral Norte, as associações de ambiente Rio Neiva e AssoBio, a Associação Desportiva, Cultural, Recreativa e Social do Município de Esposende, a Associação Cívica Mais Esposende, os agrupamentos de Escuteiros de Esposende, Mar e Marinhas, as Guias de Apúlia, a Zouri Shoes, as várias escolas de surf e kitesurf concelhias, o Clube Náutico de Fão e o Clube Náutico de Gemeses, para além de inúmeros particulares que já manifestaram a intenção de participar nesta campanha.

Prevê-se, assim, uma forte mobilização da comunidade nesta campanha, com o envolvimento de várias centenas de participantes. Os interessados em participar na ação de voluntariado de sábado deverão comparecer às 9h30 em qualquer um dos pontos de encontro, nomeadamente nos locais designados por cada uma das freguesias: na Foz do Neiva, em Antas, no Parque de Estacionamento da Praia de Belinho, junto à Praia de Rio de Moinhos, em Marinhas, na Praia de Suave Mar Sul, em Esposende, junto ao Posto de Combustível Galp, em Gandra, no Clube Náutico de Gemeses, na Praia de Ofir, em Fão, e na Praia dos Moinhos ou junto ao Parque de Estacionamento da Praia da Ramalha, em Apúlia.

Mais informações disponíveis nas páginas eletrónicas e redes sociais dos parceiros envolvidos.

Através desta ação, Esposende contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, nomeadamente ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, ODS 14 – Proteger a Vida Marinha e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.