Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Alunos de Esposende participam no Concurso Nacional de Leitura 2019

Dsc 0034 1 1024 2500
18 Fevereiro 2019

DSC_0017

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, recebeu, no passado dia 13 de fevereiro, a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura 2019.

A iniciativa, integrada no Plano Nacional de Leitura 2027, conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, Direcção-Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas, Camões IP, Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro e RTP.

Com o objetivo de estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, nesta edição o concurso é alargado a todos os níveis de ensino básico e secundário.

Em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende (RBCE), a Biblioteca Municipal organizou esta fase do concurso, destinada aos alunos do 3.º ciclo do concelho, previamente apurados na Fase Escolar, designadamente das Escolas Básicas de Apúlia, Forjães, António Rodrigues Sampaio, António Correia de Oliveira, e da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina. Os alunos dos outros ciclos de ensino passaram diretamente à Fase Intermunicipal.

“O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway, foi a obra escolhida para a Fase Municipal em Esposende, sendo que a prestação dos alunos foi avaliada por um júri constituído pela Vereadora da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz, pela Coordenadora da Biblioteca Municipal (por inerência de funções), Luísa Leite, e por Fátima Pinto, professora aposentada e Voluntária da Leitura.

Nesta prova, foram apurados Lara Costa e Joana Carvalho, alunas do 9.º ano e do 8.º ano, respetivamente, da Escola Secundária Henrique Medina, e Marta Fidalgo e Diogo Páscoa, alunos do 8.º ano, das Escolas Básicas António Correia de Oliveira e Apúlia, respetivamente. Estes alunos vão disputar a Fase Intermunicipal.