Avenida central de Gandra entra na segunda fase de obras

07 Novembro 2018

Vai arrancar a segunda fase da obra de beneficiação da avenida de S. Martinho, em Gandra. Com um valor de 185 mil euros, esta intervenção com prazo de execução de 162 dias, incidirá no troço entre a rotunda da variante à estrada nacional 13 e a rua Manuel Barros.
Com uma distância aproximada de um quilómetro, esta é a principal via de acesso a Gandra. Em 29 de janeiro de 2017, respondendo às necessidades reveladas, foi lançada a primeira fase da obra, no valor de 740 mil euros, possibilitando o lançamento das bases para a beneficiação das condições de circulação, assim como para o fornecimento de diversos serviços à população.
No decurso desta requalificação e infraestruturação da avenida de S. Martinho foi possível beneficiar as redes de saneamento e de abastecimento de água, executar a rede de águas pluviais, alargar a via, construir passeios e baías de estacionamento, plantar árvores e instalar mobiliário urbano.
Esta era uma intervenção há muito reclamada pela Junta de Freguesia e pela população. Por isso, foi integrada no Plano de Investimento nas Freguesias que o Município de Esposende implementou durante os últimos anos.
De facto, esta avenida denotava o desgaste e a deterioração decorrente de muitos anos de intensa circulação, nomeadamente de veículos pesados. Por isso, o Município avançou com a obra, suportando a totalidade dos encargos que, refira-se, ascendem a 925 mil euros, acautelando melhores condições de circulação e de segurança, para automobilistas e peões.