Esposende Ambiente envolveu um milhar de crianças e jovens em atividades de verão

12 Setembro 2018

CIG_IMG027

Com o objetivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante as férias letivas do verão, a empresa municipal Esposende Ambiente, no âmbito do Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA) e do Programa da Campanha Bandeira Azul, promoveu, ao longo dos meses de julho e agosto, um conjunto diversificado de atividades ligadas a temáticas ambientais.

Perto de um milhar de crianças e jovens, a título particular ou integrados em instituições concelhias e extra concelhias, tiveram, assim, oportunidade de participar em atividades orientadas para a gestão da rede hídrica do concelho, a politica dos 3 R’s com particular enfoque na reutilização de resíduos e materiais, a importância dos oceanos, a problemática do lixo marinho e os impactes do plástico nos mares e oceanos, a manutenção da biodiversidade marinha, as ciências experimentais e a sustentabilidade das praias.

O programa das Oficinas de Férias de Verão no CEA contemplou a realização de workshops ligados não só à reutilização de materiais, mas também às expressões dramática e plástica, à ilustração e escrita criativas, jogos ambientais dedicados à gestão sustentável do recurso água, bem como atividades relacionadas com as áreas das ciências, onde não faltou a monitorização das margens e da qualidade da água de linhas de água, e a observação de macroinvertebrados. Foram também realizadas várias sessões da peça de teatro de marionetas “Viagem ao fundo do mar”, oficinas de ciências experimentais e ações de limpeza de praias que foram complementadas com trabalho de monitorização da tipologia e quantidade de resíduos recolhidos. Ao nível das ações de limpeza desenvolvidas no espaço praia, e para além das centenas de quilos de resíduos recolhidos pelos voluntários, de destacar a iniciativa “Caça-Beatas” desenvolvida na praia de Ofir, com a colaboração da Onda Magna, e que resultou na recolha de mais de 5000 pontas de cigarros do areal.

Ao longo do ano letivo de 2017/2018, o Centro de Educação Ambiental de Esposende mobilizou milhares de visitantes nas mais variadas atividades e serviços que este equipamento de promoção para a sustentabilidade oferece à população.

Para além da visita à exposição permanente “Ambiente Interativo”, o Plano de Atividades contemplou um vasto leque de propostas de atividades e iniciativas abrangendo várias temáticas e dirigidas a vários públicos-alvo, como oficinas lúdico-pedagógicas, workshops, palestras, disponibilização dos espaços para dinamização de eventos, entre outras iniciativas. Entre setembro e junho, estas atividades contaram cerca de 6000 participantes de todas as faixas etárias.

Já o Programa de Educação para a Sustentabilidade, também da responsabilidade da Esposende Ambiente, e que vem complementar o trabalho educativo realizado no Centro de Educação Ambiental, integrou, ao longo do ano letivo, um conjunto diversificado de iniciativas e projetos educativos dirigidos a diversos grupos da comunidade, com especial destaque para a comunidade educativa, com vista à sensibilização, formação e educação para o ambiente dos munícipes. Muitas das iniciativas foram desenvolvidas em colaboração com várias entidades, das quais se destacam a Resulima, o Parque Natural do Litoral Norte e a empresa municipal Esposende 2000. Nas várias ações realizadas estiveram envolvidos mais de 4000 participantes.

O Programa de Educação para a Sustentabilidade para o ano letivo que agora se inicia estará disponível no próximo mês de outubro, no site da Esposende Ambiente (www.esposendeambiente.pt) e no no blogue CEA (http://www.esposendeambiente.pt/cea/).