Município de Esposende investe 60 000 euros em transporte social

04 Setembro 2018

No próximo ano letivo, o Município de Esposende vai investir cerca de 60 000 euros no apoio ao transporte social dos cidadãos do concelho portadores de deficiência, de acordo com deliberação aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo.

Em causa está o transporte de 28 cidadãos com deficiência, desde o domicílio até diversos Centros de Atividades Ocupacionais localizados no concelho ou em concelhos vizinhos. Dado que a maioria destes cidadãos utiliza a cadeira de rodas para a sua locomoção, e, por conseguinte, necessita de transporte adaptado, a Câmara Municipal mantém a parceria com a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que assegura este serviço, garantindo as devidas condições de conforto e acompanhamento destes utentes.

Esta medida enquadra-se no âmbito das políticas de reforço da solidariedade e coesão social, traduzindo-se numa ação de proteção social que torna mais fácil a conciliação entre a vida familiar e profissional dos agregados familiares com pessoas dependentes na mobilidade, potenciando a igualdade de oportunidades dos cidadãos.

Refira-se que, em todos os casos, as famílias são chamadas a comparticipar nos custos do respetivo transporte de acordo com as suas possibilidades, sendo o valor determinado com base numa análise socioeconómica efetuada a cada agregado familiar.