Município de Esposende convida “À descoberta de… Vila Chã”

02 Agosto 2018

Dando continuidade ao programa “À descoberta de…” destinado a assinalar o Ano Europeu do Património Cultural, a Câmara Municipal de Esposende convida “À descoberta de… Vila Chã”, nos dias 3 e 4 de agosto.

Na terra natal de Manuel de Boaventura será celebrada a figura do escritor e resgatadas artes tradicionais e lendas, um património fortemente enraizado na freguesia, valorizando-o e promovendo a aproximação emotiva da comunidade ao património cultural.

No dia 3, às 21h30, na sede da Junta de Freguesia de Vila Chã, terá lugar a abertura da exposição “Artes Tradicionais de Vila Chã”. A mostra, que estará patente até ao final do mês, apresentará uma panorâmica das artes laborais que, até meados do séc. XX, se desenvolviam em Vila Chã. Baseada numa trilogia de artes tradicionais, inicia com a “Festa do Linho”, onde através de objetos e fotografias, os visitantes poderão apreciar os trabalhos do linho da “arriga” – o arranque do linho – e os seus peculiares chapéus da arriga até à manufatura final, passando pela produção de “Remos e chumaços, pás e vertedouros”, desde as fases de produção até ao circuito de exportação, e terminando com o tema da “Cestaria”.

A exposição integra, ainda, uma área de vídeo e fotografia dedicada ao concurso “A Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”, de 1938, promovido pelo Secretariado da Propaganda Nacional, onde a aldeia de Vila Chã foi uma das 12 candidatas finalistas.

Sob o mote “Lendas de Vila Chã”, no dia 4, às 14h30, com início na casa onde nasceu Manuel de Boaventura, realiza-se um percurso dramatizado, onde os participantes poderão descobrir lendas e contos registados pela mão do escritor, tendo igualmente oportunidade de visitar a eira das da Camila. As inscrições para esta atividade decorrem até amanhã, 2 de agosto, no Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL), na Sede da Junta de Freguesia de Vila de Chã ou através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt. Para mais informações, os interessados deverão contactar o CISL através do telefone 253 960 179.