Esposende recebeu Jornada Técnica da Rede de Castros do Noroeste

20 Junho 2018

O Município de Esposende acolheu, no dia 19 de junho, uma jornada técnica da Rede de Castros do Noroeste, que contou com a presença de representantes da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e dos sítios arqueológicos parceiros.
Esta jornada insere-se num conjunto de iniciativas que têm por objetivo dar a conhecer e avaliar in loco cada um dos sítios, tendo em vista a identificação de fragilidades e pontos fortes e a criação de novas dinâmicas da Rede de Castros do Noroeste.
Sendo o Castro de S. Lourenço um dos parceiros fundadores da rede, esta também integra o Castro de Alvarelhos (Trofa), Cividade de Bagunte (Vila do Conde), Citânia de Briteiros (Guimarães), Castro de Monte Mozinho (Penafiel), Castro do Monte Padrão (Santo Tirso), Cividade de Terroso (Póvoa de Varzim), Castro de Outeiro Lesenho (Boticas), Citânia de Santa Luzia (Viana do Castelo), Citânia de Sanfins (Paços de Ferreira), Castro de S. Caetano (Monção) e os parceiros mais recentes, Castro de Romariz (Santa Maria da Feira) e Castro do Crastoeiro (Mondim de Basto).
Na receção aos participantes, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz, destacou a “importância da rede para a partilha de informação e enriquecimento mútuo”, enaltecendo o trabalho de “quem pensa, preserva e constrói o futuro”.
A Rede de Castros do Noroeste visa promover a valorização, salvaguarda e divulgação de um conjunto de sítios arqueológicos, habitualmente conhecidos como castros, que constituem expressões materiais particularmente relevantes do conjunto de povos que ocupou esta região da Península Ibérica nos períodos pré-romano e romano.
De destacar que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural, sendo um momento importante para se afirmar as oportunidades que o Património Cultural nos oferece, bem como para os inúmeros desafios atuais, como a globalização, o desenvolvimento da utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, as crises de valores e de identidade, entre outros.