Concurso Gastronómico desafia crianças e jovens a ser “Fish Chefe”

16 Março 2018

Integrado na iniciativa “Março com Sabores do Mar”, o Município de Esposende vai promover a terceira edição do concurso gastronómico “Fish Chefe”, direcionado para as escolas do concelho.

Os jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico, e, este ano, também os jovens do ensino secundário, são convidados a ser "Fish Chefes" e a mostrarem os seus dotes culinários na preparação de pratos de peixe. O concurso irá decorrer entre os próximos dias 20 e 22 de março, com eliminatórias nas escolas aderentes. A final terá lugar no dia 22, a partir das 14h30, no Espaço Sabores do Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, dando, assim, oportunidade às famílias e à comunidade de assistirem à prestação dos “Fish Chefes”. Nesta edição participam as 5 escolas com 3.º CEB e Ensino Secundário, num total de cerca de 200 alunos. Registando-se uma forte adesão por parte das escolas e de todos os alunos na iniciativa.

O concurso tem como principal objetivo incentivar ao consumo de peixe, constituindo um incentivo pedagógico para o consumo deste importante alimento, por vezes rejeitado pelas crianças e jovens. As duas anteriores edições resultaram num sucesso, quer pelo elevado número de participantes, quer pelo entusiasmo gerado em torno da competição.

O “Fish Chefe” traduz-se, assim, numa atividade divertida que não só apela ao consumo de peixe como ao conhecimento dos produtos endógenos do concelho, ajudando os mais novos na aquisição de competências de empreendedorismo e trabalho em equipa, melhorando a sua autoestima e confiança.

Voltam a associar-se ao Município na organização desta iniciativa o Supermercado Jaju, a Forte Store e a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende.

Para além deste concurso e igualmente como forma de despertar junto dos jovens o interesse pelo consumo de peixe, o Município, em colaboração com o ISAVE - Instituto Superior de Saúde, desenvolve a atividade "O peixe é Fish". Através de uma atividade associada às ciências experimentais, pretende-se envolver os alunos do ensino secundário, de forma a que este possam perceber a importância do peixe na sua alimentação e os benefícios que este alimento apresenta para o seu saudável desenvolvimento.