Esposende acolheu XIV Torneio de Andebol Feminino Prof. Manuel Ribeiro

15 Fevereiro 2018

andebol_

O concelho de Esposende foi palco, entre os dias 9 e 12 de fevereiro, de um evento desportivo de grande dinâmica e envolvência, o XIV Torneio de Andebol Feminino Prof. Manuel Ribeiro, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e Centro Social da Juventude de Mar, que contou com a colaboração da Associação de Andebol de Braga.

A competição foi disputada nos escalões Infantis, Iniciados, Juvenis e Veteranos por 21 equipas, dos clubes Juv Mar, Maiastars, Cale, Didáxis, ABC, Xico Andebol, CD Feirense e AC Lusitanos, envolvendo cerca de 420 atletas. Os jogos repartiram-se pelos Pavilhões do Centro Social da Juventude de Mar, da Escola Básica António Correia de Oliveira e da Escola Secundária Henrique Medina.

À semelhança de edições anteriores, o torneio traduziu-se numa grande festa em torno da modalidade de andebol. Para além da competição em si, a iniciativa cria dinâmica em termos turísticos e de dinamização da economia local, devido ao elevado número de atletas participantes e respetivas equipas técnicas, e familiares que os acompanham.

Em termos classificativos, no escalão Infantis, sagrou-se vencedora a equipa CALE, tendo sido acompanhada no pódio pelas equipas A e B do Maia Stars. A melhor jogadora foi Sofia Oliveira e a melhor guarda-redes Beatriz Silva, ambas atletas da Maia Stars.

Relativamente às Iniciadas, o primeiro lugar foi conquistado pela Maia Stars, na segunda posição ficou o CD Feirense e, em terceiro lugar, classificou-se o CALE, sendo que a melhor jogadora foi a atleta Emília e a melhor guarda-redes foi Maria Costa, ambas do Xico Andebol.

Em Juvenis venceu a Didaxis, no segundo lugar classificou-se a Juv Mar A, e, em terceiro, o CALE. Inês Viana e Beatriz Rocha, da Juv Mar, foram, respetivamente, melhor jogadora e melhor guarda-redes.

Já no que se refere a Veteranas, a vencedora foi a Juv Mar, seguida do CALE e AC Lusitanos.

O Vereador do Desporto da Câmara Municipal, Rui Losa, marcou presença na entrega de prémios, juntamente com o Presidente da Associação de Andebol de Braga, e o Presidente do Centro Social da Juventude de Mar. Rui Losa referiu que o Torneio de Andebol Feminino Prof. Manuel Ribeiro se enquadra no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e que constitui um evento que contribui para o fomento da prática de andebol feminino, nomeadamente ao nível do desporto de formação. Notando que no concelho é o Centro Social da Juventude de Mar que dá visibilidade à modalidade, contribuindo também para a promoção de Esposende, o Vereador assegurou a continuidade do evento.