Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente apelou à gestão adequada dos resíduos

08 Fevereiro 2018

_DSC9611

A folia carnavalesca invadiu, esta manhã, as ruas da cidade de Esposende. Apesar da instabilidade do tempo, foi num clima de grande animação que decorreu o Desfile de Carnaval Fantasia Ambiente, este ano com o tema “Um novo olhar sobre os resíduos”. A iniciativa é organizada pelo Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, e integra o Programa de Educação para a Sustentabilidade.

Mais de 650 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 16 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, proporcionaram um espetáculo bastante animado e colorido pelas principais ruas da cidade. O cortejo partiu do Largo dos Bombeiros, percorreu a Rua Santa Maria dos Anjos até a Rua 1.º de Dezembro, seguiu depois até à Praça do Município, prosseguindo pelo Largo Dr. Fonseca Lima e Rua Conde Castro em direção ao Largo Rodrigues Sampaio e terminou no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.

Este ano, a Esposende Ambiente desafiou os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho à criatividade em torno da gestão dos resíduos urbanos e, como seria expetável, o resultado foi surpreendente, com fantasias e adereços muito criativos, concebidos com os mais diversos tipos de resíduos. Como habitualmente, para além da temática sugerida, as fantasias carnavalescas e acessórios elaborados pelos participantes poderão abordar também outros temas, associados aos vários projetos educativos em curso.

O Desfile Fantasia Ambiente pretende sensibilizar a comunidade educativa e da população em geral para a importância da gestão adequada dos resíduos urbanos, enfatizando as mais-valias ambientais, económicas e artísticas associadas à reutilização de materiais e resíduos, assim como reaproveitamento de fantasias usadas. Este evento pretende promover a criatividade e a expressão artística dos participantes e convidar a população a refletir sobre as inúmeras possibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos domésticos, incentivando, desta forma, a separação seletiva e a deposição voluntária dos resíduos nos ecopontos.

Durante o período de interrupção letiva do Carnaval, nos dias 12 e 14 de fevereiro, terão lugar as Oficinas de Férias do Carnaval no Centro de Educação Ambiental, destinadas a crianças dos 4 aos 12 anos e aos utentes das IPSS’s, onde serão realizadas diversas atividades de natureza ambiental e lúdica.