Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende participou nas Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Img 20171122 123717 1 1024 2500
28 Novembro 2017

IMG_20171121_114831

O Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende Ambiente, marcou presença nas décimas Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos, evento que decorreu no Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre os dias 21 e 23 de novembro, numa organização da APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental.

Dedicadas ao tema “Avanços na Gestão de Resíduos no contexto da Economia Circular”, estas Jornadas permitiram debater temas considerados prioritários para o setor dos Resíduos em Portugal, como a recolha de resíduos, designadamente as vertentes da “recolha seletiva porta-a-porta”, da “recolha de biorresíduos”, “Sistemas PAYT”, entre outros.

A empresa municipal Esposende Ambiente participou com a apresentação de uma comunicação intitulada “Centro de Educação Ambiental de Esposende – A sensibilização como ferramenta de gestão de resíduos urbanos” e, ainda, com a apresentação de um Poster intitulado ”Gestão integrada de resíduos urbanos no município de Esposende”.

Face às diretrizes nacionais e europeias em matéria de gestão de resíduos, o município de Esposende delineou, através da empresa municipal Esposende Ambiente, um Plano de Ação Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos - PAPERSU 2020, com uma aposta vincada na prevenção e na reciclagem. O plano contempla várias áreas de intervenção de onde se destacam três eixos principais, designadamente a redução da produção de resíduos, o aumento da recolha seletiva e reciclagem/valorização de resíduos e a comunicação e sensibilização ambiental da população.

A Economia Circular, o seu conceito e a sua prática, foram outros dos assuntos de profunda reflexão, envolvendo cerca de 400 participantes, entre decisores políticos, técnicos e investigadores, dedicando-se ainda especial atenção a temas nos domínios da Valorização de Resíduos e da Limpeza Pública. Este importante evento no panorama nacional reuniu especialistas nacionais e estrangeiros, permitindo a troca de experiências e o estabelecimento de contactos entre os principais intervenientes do setor dos resíduos em Portugal.