Esposende apresenta plataforma do Observatório Marinho

13 Novembro 2017

No próximo dia 16 de novembro, dia Nacional do Mar, o Município de Esposende irá apresentar formalmente a plataforma “Observatório Marinho de Esposende – Portal de Informação da Biodiversidade Marinha do Litoral Norte de Portugal”. Esta sessão terá lugar no Centro de Educação Ambiental de Esposende, em Marinhas, às 17h00, e incluirá também a apresentação das propostas educativas do Centro de Educação Ambiental e do Programa de Educação para a Sustentabilidade para o presente ano letivo.
Este projeto, que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Minho, decorre da intenção e aposta do Município de Esposende em promover formas inovadoras de aproveitamento sustentável dos recursos marinhos, contribuindo para o desenvolvimento da economia do Mar, apostando nas ciências e tecnologias do mar, criando emprego, fomentando o ensino, a educação e o desporto associados ao mar, tentando sempre resolver conflitos de uso e potenciando sinergias através da implementação de um planeamento e ordenamento espacial das atividades.
Num mundo globalizado, a disponibilização de informação online é praticamente uma exigência. Assim, a divulgação de informação atual, objetiva e clara sobre o estado de desenvolvimento do projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE) e sobre a biodiversidade marinha local, para que todos os grupos da sociedade possam fácil e rapidamente aceder à mesma, constitui uma das apostas desse projeto. Tendo em conta as potencialidades das ferramentas digitais e das novas tecnologias, a conceção, desenvolvimento e manutenção do portal “Observatório Marinho de Esposende” constitui uma das ferramentas que se consideram essenciais ao desenvolvimento do projeto.
Alojado em www.omare.pt, o portal OMARE disponibiliza informação sobre as espécies e habitats marinhos da área, mas inclui também outras potencialidades como conteúdos informativos e repositório de publicações, conteúdos educativos para professores, alunos, crianças e jovens, bem como um conjunto diversificado de aplicações direcionadas para a componente lúdica, nomeadamente através da disponibilização de jogos didáticos sobre temáticas relacionadas com o litoral de Esposende e com a biodiversidade marinha e conteúdos relativos à conservação da natureza e da biodiversidade dirigidos à comunidade jovem e escolar.
A plataforma OMARE constitui uma das ações que fazem parte do projeto Observatório Marinho de Esposende (OMARE): Sistema de Informação, Monitorização e Gestão da Biodiversidade Marinha das Áreas Classificadas do Litoral Norte como Ferramenta de Promoção da Sustentabilidade da Utilização dos seus Recursos, de Divulgação e Sensibilização da Comunidade, financiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).