Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Arquitetura de Esposende desperta interesse estrangeiro

Casa das marinhas 1 1024 2500
10 Novembro 2017

O prestígio da Casa das Marinhas e do Roteiro Modernista, criado pelo Município de Esposende está a atrair novos públicos. Se, entre março e setembro deste ano, foram cerca de 400 os visitantes que se deslocaram à casa de Viana de Lima, durante o mês de outubro, a “Casa das Marinhas” registou a visita de 140 pessoas.

Entre os visitantes, destacam-se cerca de 60 alunos de duas escolas de arquitetura, da Suíça e da Noruega: a Eidgenössische Technische Hochschule (ETH) Zürich - Swiss Federal Institute of Technology Zurich; e a Oslo School of Architecture and Design.
A “Casa das Marinhas” encontra-se a preparar a adesão ao site internacional ICONIC HOUSE, onde estão referenciados os maiores ícones da arquitetura mundial.

As comemorações do Dia Mundial da Arquitetura prolongaram-se, em Esposende, por todo o mês de outubro, com ações que pretenderam dar a conhecer, local e internacionalmente, a Casa das Marinhas e o Roteiro Modernista.
O Município de Esposende associou-se ao Dia Mundial da Arquitetura, promovendo, durante todo o mês de outubro, uma extensão de celebrações, com a iniciativa “à descoberta da casa” e a realização do “roteiro modernista”.
“À descoberta da casa” consistiu numa visita orientada à “Casa das Marinhas”, durante a qual os participantes foram desafiados a explorar a Casa, num formato peddypaper. Destinado a um público que abrange a comunidade educativa escolar, desde a Educação do Pré-escolar ao Ensino Secundário, o evento que teve a adesão do Agrupamento da de Escolas Correia de Oliveira António Rodrigues Sampaio, nomeadamente da Escola Básica de Guilheta, do Jardim de Infância de Góios e ainda o Agrupamento de Escolas ARS – dos alunos do 9º ano, da Escola Básica das Marinhas.
A Casa das Marinhas é um edifício que se encontra classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012, e está registada na Fundação Docomomo Ibérica, organismo internacional que preserva edifícios icónicos da arquitetura modernista. A casa está aberta à fruição pública, mediante marcação prévia.
Para a comunidade em geral, o Município de Esposende dispõe ainda o “Roteiro Modernista”, levando os visitantes por uma viagem até alguns exemplares arquitetónicos do concelho de Esposende, construídos entre os anos 40 e 70 do século XX, da autoria de engenheiros e arquitetos de renome nacional e internacional. É possível efetuar uma vista orientada ao “Roteiro Modernista” mediante marcação prévia através do e-mail casa.marinhas@cm-esposende.pt ou dos telefones 253 960 179 / 253 960 100.