Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende sensibiliza para a prevenção do cancro de mama

Outubro rosa 1 1024 2500
09 Outubro 2017

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai levar a efeito a campanha Outubro Rosa, associando-se, assim, à Liga Portuguesa Contra o Cancro na consciencialização da sociedade, particularmente das mulheres, para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro de mama.

Assim, na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro, pelas 21h30, na Casa da Juventude, e assinalando o Dia Mundial da Saúde da Mama, irá realizar-se uma tertúlia com o tema “A minha história pode ser a tua…”. Esta tertúlia pretende quebrar silêncios, partilhar histórias de vida e sensibilizar para a importância do diagnóstico precoce. A iniciativa contará com a presença de Cristiana Fonseca, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e a partilha de alguns testemunhos de mulheres que viveram a doença.

No dia 22 de outubro, pelas 10h30, no Parque junto às Piscinas Foz do Cávado, decorrerá uma aula de yoga e pilates, apelidada “Amigas do peito!”, que contará com a colaboração da Clínica IRISMED. Reconhecendo os enormes benefícios que a prática desportiva representa na saúde das mulheres, esta atividade visa apelar à prevenção através da adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Tal como tem vindo a suceder, o Município, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Esposende (ACICE), convida também os comerciantes do concelho a associarem-se a esta causa, através da decoração das suas montras de rosa ao longo deste mês.

As IPSS’s do concelho são desafiadas a realizarem o Dia Rosa na instituição, convite extensivo às escolas, as quais, de forma a promover a sensibilização dos mais novos, têm também a oportunidade de realizar visitas ao Laboratório de Investigação Pedagógica (LIP) da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Destinado a fomentar a consciencialização, formação e prevenção do cancro na população jovem, o LIP permite a elaboração de experiências relacionadas com a oncobiologia, possibilitando conciliar conceitos básicos adquiridos, segundo os planos curriculares em vigor, com a experimentação prática. Deste modo, os alunos terão a possibilidade de contactar com investigadores, estabelecendo contacto direto e personalizado com o mundo da investigação.

Participar na onda do Outubro Rosa é fácil e está ao alcance de todos, de forma individual ou em grupo, promovendo uma atividade para grupos organizados ou simplesmente passando a palavra. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 mil novos casos de cancro de mama, e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal são detetados, anualmente, cerca de 4500 novos casos, sendo que, se tratados logo de início apresentam uma taxa de cura que pode chegar aos 95%.