Esposende mostra que “BRINCAR é coisa séria!”

24 Maio 2017

O Município de Esposende, numa organização conjunta com a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Esposende e com o CIPES - Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, vai promover a iniciativa “BRINCAR é coisa séria!”, que contempla a realização do Seminário “Revisitar o valor do BRINCAR”, no dia 30 de junho, no Auditório Municipal de Esposende, e a Feira do Brincar e do Brinquedo, nos dias 1 e 2 de julho, na zona ribeirinha de Esposende.

O objetivo central desta iniciativa prende-se com a necessidade de refletir sobre a importância do BRINCAR no desenvolvimento infantil e no seu futuro, abordando, igualmente, a forma como o BRINCAR tem evoluído ao longo do tempo e quais as implicações dessas mudanças.

O Seminário “Revisitar o valor do Brincar” pretende refletir acerca da verdadeira importância que o brincar assume nos dias de hoje. A sessão de abertura, agendada para as 9h30, será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e contará com as intervenções de Raquel Vale, Vereadora da Câmara Municipal de Esposende e Presidente da CPCJ de Esposende, e de Ana Ribeiro, Diretora Clínica do Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende.

O seminário contará ainda com a presença de diversas personalidades e entidades com uma vasta experiência e conhecimentos no domínio do desenvolvimento infantil, nomeadamente na área da medicina, da psicologia e neuropsicologia, da educação, das novas tecnologias e da segurança infantil. O comentário final ficará a cargo da Dra. Helena Gatinho, diretora da revista Pais & Filhos.

A participação neste evento é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deverá ser efetuada online, em http://www.esposende.pt/BCS/.

A iniciativa “BRINCAR é coisa séria!” contempla ainda a “Feira do Brincar e do Brinquedo”, que decorrerá nos dias 1 e 2 de julho, no parque junto às piscinas Foz do Cávado, aberta à população em geral, mas direcionada particularmente para as famílias. Esta mostra de brinquedos e brincadeiras, a cargo de um conjunto de empresas e entidades quer do concelho, quer de fora do concelho, proporcionará às mesmas a oportunidade de experienciarem diversas atividades lúdicas, num exercício de promoção de formas mais saudáveis de BRINCAR.