Município de Esposende melhora condições de habitabilidade de famílias do concelho

23 Dezembro 2013
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende procedeu, esta manhã, à entrega da chave de casa a um habitante da freguesia de Antas, cuja habitação foi alvo de intervenção no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município e a Associação Esposende Solidário.

Benjamim Pereira, acompanhado do Vice-Presidente António Maranhão Peixoto, da Vereadora da Ação Social Raquel Vale, e do presidente da Esposende Solidário António Boaventura, assinalou o simbolismo do ato numa altura tão próxima do Natal, lembrando que a Autarquia, em parceria com a Esposende Solidário, tem vindo a desenvolver um “trabalho excelente” no sentido de proporcionar melhores condições habitacionais às famílias do concelho com dificuldades sócio-económicas. Garantiu, por isso, “disponibilidade completa” do Município para atender a outros casos que careçam da intervenção.

O Autarca realçou que é fundamental garantir condições da habitabilidade para que estas famílias possam ter “uma vida mais digna e mais feliz”. Ao proprietário que agora ganha casa “nova”, o Presidente Benjamim Pereira expressou votos de um futuro mais risonho e deixou o apelo para que preserve em bom estado a habitação, como forma de reconhecimento e agradecimento pelo investimento do Município.

António Viana da Cruz, o Presidente da Junta de Freguesia, entidade que também apoiou a obra, agradeceu à Câmara Municipal, à Esposende Solidário e a todos quantos tornaram possível esta intervenção, que se junta a várias outras efetuadas em Antas, manifestando o desejo de que sejam cada vez menos os casos a necessitar de intervenção.

Na bênção da casa, o Pároco de Antas, Padre Manuel Brito, deixou também agradecimentos à Autarquia e à Esposende Solidário pela obra, considerando que “é um ótimo presente de Natal para o proprietário, que fica agora a dever eterna gratidão a todos quantos proporcionaram este conforto”.

O proprietário, Gabriel Silva agradeceu ao Município e à Esposende Solidário as melhorias efetuadas na sua habitação, dizendo que foi efetivamente “uma prenda de Natal”.

No âmbito da sua política social, a Câmara Municipal de Esposende procedeu, recentemente, ao realojamento de uma família na habitação social de Forjães, um dos vários empreendimentos de habitação social do Município. Trata-se de um agregado de quatro pessoas, mãe e três filhos menores, com necessidades habitacionais e económicas, razão pela qual foi contemplado com a atribuição da casa, sob o regime de contrato de arrendamento social.

Na ocasião, o Presidente Benjamim Pereira deslocou-se ao empreendimento de habitação social para a entrega da chave da casa, tendo lembrado que o apoio às famílias no sentido da melhoria das suas condições habitacionais tem sido uma das preocupações da Câmara Municipal. Esta questão ganha ainda mais relevância em casos como este, referiu o Autarca, assinalando que se trata de um agregado familiar com crianças, sendo primordial garantir adequadas condições habitacionais de modo a assegurar um ambiente salutar e estável ao seu desenvolvimento psicológico e emocional.

O Presidente da Câmara Municipal deixou uma mensagem de esperança à mãe da família contemplada com a casa e exortou-a a zelar pela “nova” casa, lembrando que a Câmara Municipal fez recentemente um significativo investimento em obras de conservação e manutenção na habitação.