Casa da Juventude de Esposende apresenta novas propostas em 2014

02 Janeiro 2014

A agenda de atividades da Casa da Juventude para o ano que agora se inicia continua a incluir uma diversidade de propostas, não só dirigidas aos jovens, mas alargada a diversos públicos. A dinâmica que tem vindo a marcar a atividade deste equipamento municipal vai, pois, manter-se em 2014.

A agenda de atividades da Casa da Juventude para o ano que agora se inicia continua a incluir uma diversidade de propostas, não só dirigidas aos jovens, mas alargada a diversos públicos. A dinâmica que tem vindo a marcar a atividade deste equipamento municipal vai, pois, manter-se em 2014, com o intuito de ir ao encontro não só das preferências do público jovem, mas também da comunidade em geral.

Assim, no âmbito das “Oficinas na Casa…”, a Casa da Juventude organiza amanhã, dia 3, às 15h00, uma Oficina de expressão plástica dedicada ao Dia de Reis. Esta atividade destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos, sendo gratuita e limitada a 20 participantes.

No próximo dia 24, às 15h00, terá lugar a oficina “Stencil”, que pretende mostrar a arte de estampar uma t-shirt de uma forma simples e económica. Orientado por Célia Losa, este worshop destina-se a jovens dos 12 aos 30 anos, é de participação gratuita e limitada a 12 participantes, devendo as inscrições ser efetuadas até ao dia 22.

A promoção e divulgação do trabalho dos jovens do concelho têm sido uma das apostas da Casa da Juventude que vai manter-se ao longo deste ano. Assim, entre os dias 15 e 31 de janeiro, estará patente uma exposição de pintura da autoria do jovem esposendense de origens africanas Eduardo Ribeiro, denominada “Soul–Spirit-Race”. A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h00, e ao sábado, das 10h00 às 18h00.

De forma a assinalar o Dia dos Namorados, a Casa da Juventude vai promover um concurso de poesia, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos. Subordinado ao tema “Amor”, o concurso tem como objetivos motivar os jovens para o pensamento poético, interiorizar a importância da palavra como expressão de sentimentos e promover a escrita de texto, nomeadamente na sua forma poética. A participação é gratuita, devendo os trabalhos ser entregues na Casa da Juventude, até dia 6 de fevereiro.

Uma das atividades regulares da Casa da Juventude é o torneio de futebol virtual FIFA14, que mensalmente apura um vencedor para participar na grande finalíssima, a realizar no próximo mês de junho. A participação é gratuita e limitada a 20 participantes e as inscrições decorrem até ao dia 14 de janeiro. As sessões terão lugar nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, a partir das 14h30.

Outra das propostas habituais é o Games Day, que decorre à sexta-feira, onde os jovens podem usufruir das novas tecnologias e entretimento, através de jogos de PlayStation, ténis de mesa, jogos de mesa, bem como jogos em rede.

Novidade na agenda de atividades da Casa da Juventude é o Study Day, que decorrerá à quarta-feira, proporcionando um espaço de estudo, onde os jovens poderão partilhar os conhecimentos adquiridos. Pretende-se sensibilizar os estudantes para uma boa prática escolar, contribuindo para sua motivação num ambiente mais descontraído e informal.

Para mais informações, os interessados deverão contatar a Casa da Juventude, através do telefone 253 960 162 ou do e-mail casa.juventude@cm-esposende.pt.