Deputados do PSD eleitos por Braga em visita a Esposende para avaliarem erosão costeira

17 Fevereiro 2014
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga, Nuno Reis, Isidro Araújo e Jorge Paulo Oliveira, deslocaram-se hoje ao concelho de Esposende para avaliarem a situação da erosão costeira. Nesta jornada de trabalho, os parlamentares sociais-democratas fizeram-se acompanhar do Presidente da Câmara Municipal.
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Braga, Nuno Reis, Isidro Araújo e Jorge Paulo Oliveira, deslocaram-se hoje ao concelho de Esposende para avaliarem a situação da erosão costeira. Nesta jornada de trabalho, os parlamentares sociais-democratas fizeram-se acompanhar do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e dos Vereadores António Maranhão Peixoto e Rui Pereira, e do Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, Agostinho Silva.

No centro das atenções esteve a praia de Ofir, em Fão, apontada como uma das situações mais preocupantes onde se torna necessário intervir, no sentido de travar o avanço do mar, que poderá colocar em causa a segurança das Torres de Ofir.

O deputado Nuno Reis reconheceu que a situação é preocupante e carece de intervenção urgente e profunda, adiantando que irá transmitir essa preocupação ao Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, em reunião que terá lugar já amanhã.

Lembrando que o caso está a ser acompanhado pela ARH – Norte e pela Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Reis manifestou a expetativa de que parte das verbas previstas no plano de apoio e valorização do litoral possam ser canalizadas para intervenções na costa de Esposende.

A mesma expetativa é partilhada pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, que se mostrou confiante de que o Governo será “sensível” à situação de Esposende e aos problemas resultantes da erosão costeira, canalizando verbas para concretizar as intervenções necessárias. “O novo Quadro Comunitário de Apoio está à porta, era importante que houvesse um programa temático para o litoral, quer para o desenvolvimento das atividades económicas, quer para fazer face à erosão costeira”, afirmou.

O Autarca assinalou que em causa está não só a segurança de pessoas e bens, mas também a própria atividade económica local, referindo, a título de exemplo, o caso dos pescadores, que estão impedidos de ir ao mar.

Reconhecendo que todo o litoral do concelho, com maior ou menor incidência, está a sofrer os efeitos da erosão, o Presidente da Câmara Municipal referiu que já no próximo verão vai ser concretizada a intervenção de requalificação da praia de S. Bartolomeu do Mar, ao abrigo do programa Polis Litoral Norte, entre outras intervenções.