Município de Esposende promove 15.ª edição do evento «Março com Sabores do Mar»

25 Fevereiro 2014
Quinze anos após a realização da primeira edição da iniciativa «Março com Sabores do Mar», a Câmara Municipal de Esposende mantém a aposta neste evento gastronómico e de animação e acrescenta novidades ao programa, que foi dado a conhecer, ontem, em sessão realizada no Centro de Informação Turística de Esposende.

Este ano, aderem à iniciativa 26 restaurantes do concelho, 15 dos quais participam no Concurso Gastronómico “Março com Sabores do Mar”, a que se juntam sete pastelarias, as cinco quintas produtoras de vinho do concelho, assim como unidades hoteleiras, que oferecem descontos na estadia, para além de vários outros parceiros que se associam à iniciativa.

Para além de todo um programa de animação associado ao evento, o “Março com Sabores do Mar” apresenta, este ano, como novidade, um festival gastronómico, que decorrerá, de 14 a 19 de março, no Largo do Mercado, em Esposende. Assim, para além das propostas gastronómicas de cada unidade de restauração, será possível também degustar diversas iguarias e vivenciar mais intensamente o evento, uma organização da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.

Combater a sazonalidade e promover a gastronomia e os produtos locais são os grandes objetivos associados a este cartaz turístico do Município, que procura agora, em conjunto com vários agentes do setor, definir o prato típico de Esposende. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que esse trabalho está em curso, sendo que, ao que tudo indica, a escolha recairá sobre o polvo, faltando definir a composição definitiva do prato.

A 15.ª edição ficará também marcada pela homenagem a Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho, que terá lugar no dia 8 de março, na Casa de Belinho, em Antas, Esposende. Benjamim Pereira assinalou que “esta é uma homenagem não só do Município, mas de todo o país, atendendo à personalidade em questão, figura incontornável do setor do Turismo, com particular relevância na área da Gastronomia”.
“O Dr. Francisco Sampaio merece ver reconhecido do seu trabalho”, afirmou o Autarca, adiantando que algumas personalidades ligadas a diferentes quadrantes da sociedade portuguesa e da Galiza- Espanha confirmaram já a presença na homenagem.

O Presidente da Câmara Municipal realçou ainda a parceria da Escola Profissional de Esposende na realização do “Março com Sabores do Mar”, considerando-o muito positiva e potenciadora de criação de oportunidades para os jovens. O Autarca agradeceu a participação de todos os agentes envolvidos na iniciativa, mostrando-se convicto de que constituirá um sucesso.

O evento dá também nome ao concurso gastronómico, ao qual concorrem 15 dos 26 restaurantes aderentes, cujas propostas serão avaliadas pelo Júri constituído por João Leite Gomes (Confrade Mor da Confraria de Gastrónomos do Minho), Paulo Sá Machado (Confraria da Broa de Avintes), José Silva (Enófilo), Chefe Renato Cunha (Restaurante Ferrugem), e Mário Rodrigues, vencedor do concurso televisivo Chef´s Academy, do canal 1 da RTP.

O Presidente do Júri do Júri, João Leite Gomes, enalteceu a aposta da Câmara Municipal neste evento gastronómico, considerando que é “uma extraordinária ideia para animar Esposende na época baixa”. O gastrónomo afirmou que esta é já uma aposta ganha, que está perfeitamente cimentada e vincou que “só com um grande nível de excelência é possível alcançar o sucesso”.

O “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar” é o outro concurso gastronómico do evento, que é promovido em parceria com a Escola Profissional de Esposende e direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha.

Realizado pela primeira vez, com sucesso, o ano passado, o concurso “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, terá nova edição, envolvendo os estabelecimentos de educação e ensino do concelho.

Associado à iniciativa “Março com Sabores do Mar” está ainda o fim de semana Gastronómico da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal, a decorrer entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, com lampreia, clarinhas e vinhos verdes do concelho na ementa, e um programa de animação específico. A Turismo Porto e Norte de Portugal fez-se representar pelo Vice-Presidente, Jorge Magalhaes, que felicitou a Câmara Municipal pela realização do evento “Março com Sabores do Mar”, “onde o produto estratégico gastronomia/vinhos tem aqui a plenitude da sua expressão”.

No dia 10 de março, terá lugar na Escola Profissional de Esposende, uma formação dirigida a empregados de mesa da área de restauração, intitulada “O serviço de mesa”. Ao longo do mês, concretamente nos dias 17, 18, 26 e 31 de março, decorrerão workshops de cozinha na Escola Profissional de Esposende, com a participação de vários Chefes conceituados, sendo que, no dia 24, decorrerá o workshop “Conhecer os Vinhos Verdes”.

No dia 14, a Escola Básica de Apúlia organiza mais um festival de Sopas e, no dia 15, decorrerá um showcooking no Mercado Municipal, com a presença do Chefe Rui Martins e alunos da Escola Profissional de Esposende.

Uma das novidades será a ação dirigida às escolas e intitulada “Prova de Mar”, onde os alunos terão oportunidade de se deslocarem à loja Continente de Esposende, e, entre outras questões, aprenderão a identificar as espécies piscícolas que são comercializadas nesta superfície.

A cerimónia de entrega de prémios e diplomas dos participantes no “Março com Sabores do Mar” decorrerá no dia 31 de março, às 15h30, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Na brochura “Março com Sabores do Mar” está disponível toda a informação da iniciativa e talões com 10% de descontos em restaurantes, unidades de alojamento, Piscinas Foz do Cávado e lojas de comércio tradicional, numa parceria com a ACICE.

Mais informações em www.visitesposende.com.