Presidente da Câmara Municipal de Esposende assume direção da Agência de Energia do Cávado

18 Novembro 2013
O Presidente da Camara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, assumiu a direção da Agência de Energia do Cávado, de acordo com decisão tomada em reunião da Comissão Intermunicipal do Cávado (CIM).

Formalmente constituída em agosto de 2010, a Agência de Energia do Cávado, constituída por 7 associados - Municípios de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e de Vila Verde e CIM Cávado - tem como objetivo geral desenvolver processos tendentes a estimular comportamentos de eficiência energética e de valorização dos recursos energéticos de proximidade, em ligação com as autoridades locais, agentes económicos regionais e os cidadãos em geral.

Assim, a Agência tem vindo a desenvolver já um vasto e interessante trabalho no sentido de cooperar com os seus associados na promoção e gestão de projetos e objetivos de caráter intermunicipal ou supra municipal, relacionados com tudo o que diga respeito à energia, do ponto de vista do planeamento da racionalização, da gestão, da prevenção e da sensibilização, entre outros.

Como exemplos do trabalho realizado até à data destaque para o conjunto de ações de formação/workshops com o intuito de melhorar a capacidade técnica das equipas dos municípios que trabalham nesta área da energia, a elaboração da matriz energética dos municípios - um processo tido como muito relevante, na medida em que se constitui como um documento de diagnóstico e de apoio ao Pacto de Autarcas - a candidatura formalizada ao Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), cujo valor total, financiado na sua maior parte por fundos europeus, permitirá a realização de vários investimentos na rede de iluminação púbica de todos os 6 municípios, tornando-a mais sustentável em termos financeiros e ambientais.

O Autarca de Esposende sucede no cargo ao Presidente da Câmara Municipal de Barcelos. Além destes municípios integram a CIM do Cávado Amares, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde.