Município atribui apoios a instituições e freguesias no valor de 80 000 euros

16 Dezembro 2019

Em reunião do executivo, o Município de Esposende aprovou a atribuição de um conjunto de apoios financeiros a instituições e a Uniões de Freguesia do concelho, no montante global de aproximadamente 80 000 euros.

Para a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra serão transferidos 18 699,03 euros, para suportar as despesas decorrentes da realização de várias intervenções com vista ao melhoramento de vias e caminhos agrícolas, através de pavimentações e compactações. A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto vai receber um apoio financeiro de 17 802,51 euros, destinado a custear as despesas inerentes à Pavimentação do Caminho de Cervães - Rio Tinto. Estes apoios enquadram-se no Regulamento Municipal de Formas de Apoio às Juntas de Freguesia, sendo que as intervenções em causa visam assegurar a melhoria da circulação rodoviária e pedonal nestas localidades.

O Município aprovou também a atribuição de um apoio financeiro de 12 500 euros ao Forjães Sport Club, correspondente a 50% do encargo com a aquisição de duas viaturas de 9 lugares. Esta aquisição torna-se premente dado o péssimo estado de conservação das viaturas que o clube possui atualmente. Uma vez que a reparação implicaria custos avultados justifica-se a aquisição de viaturas que possam assegurar as condições de segurança no transporte dos atletas do clube. Este apoio do Município é sustentado pelo papel fundamental que o Forjães Sport Club desempenha tanto no incentivo como na manutenção da prática desportiva.

Ainda em matéria de apoios, a Câmara Municipal deliberou repor o valor do subsídio anual atribuído às bandas de música do concelho, designadamente à Banda de Antas e à Banda de Belinho. O apoio passa, assim, de 12 500 euros para 15 000 euros, pondo fim a um período de redução imposto em 2011, motivado pelo grande esforço de contenção orçamental, por força da crise que estava instalada. Uma vez que já não se verificam os pressupostos que levaram a esta medida de contenção orçamental, o Município entendeu repor o valor do apoio anual, tendo em consideração que os custos com a formação dos músicos das escolas das bandas de música do concelho têm vindo a crescer e tendo em atenção que as necessidades para a dinamização destas formações são cada vez maiores.

Das deliberações desta sessão faz parte também a celebração de um novo protocolo de cooperação com o grupo de Zés P’reiras de Antas. Tal deve-se ao facto de o grupo se ter constituído como associação autónoma - “Associação dos Zés P’reiras de Antas - Esposende”, inviabilizando o protocolo até agora existente com Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas (GRASSA). Através deste protocolo o Município garante um apoio anual de 1 000 euros ao grupo de Zés P’reiras de Antas, a exemplo do que já é feito com todos os ranchos folclóricos do concelho.