Município de Esposende ao lado dos pescadores

13 Novembro 2019
IMG_20191113_220930

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira recebeu hoje os pescadores de Esposende, para debater os problemas decorrentes do assoreamento da foz do rio Cávado que tem impedido, no último mês, o acesso ao mar.
Na reunião, o presidente da Câmara manifestou toda a solidariedade e apoio aos pescadores, revelando ter solicitado reuniões de urgência com os ministros do Ambiente, do Mar e com o secretário de Estado das Pescas. Benjamim Pereira manifestou, ainda, a intenção de avançar com uma proposta, a ser aprovada na Assembleia Municipal e posteriormente apresentada na Assembleia Geral da Comunidade Inter Municipal (CIM) do Cávado e ao Conselho Regional do Norte, alegando o interesse regional da barra de Esposende e exigindo a rápida intervenção da tutela.
"Estou, como sempre estive, ao lado da comunidade piscatória. É muito grave a situação que estão a viver, impedidos de exercer a sua profissão e, consequentemente, alimentarem as suas famílias", disse Benjamim Pereira.
Recorde-se que estão em curso as obras referentes à segunda fase da reabilitação do Molhe Norte da Embocadura do Rio Cávado, no âmbito das ações que têm vindo a ser realizadas para proteção e defesa da zona costeira, pela Sociedade Polis Litoral Norte. Também decorrem obras no porto de mar, mas a autarquia de Esposende alerta para a necessidade de se proceder ao imediato desassoreamento da foz do rio Cávado.