Município de Esposende chama público infanto-juvenil a visitar o concelho

09 Junho 2014

«Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende» é como se intitula a narrativa turística infanto-juvenil editada pelo Município de Esposende, em colaboração com diversas escolas do concelho, cuja sessão de apresentação decorreu no passado dia 7 de junho, no Auditório Municipal de Esposende, integrada no Fórum da Educação.

Dirigida a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos de idade, a publicação é resultado do trabalho de cerca de 280 alunos pertencentes aos Agrupamentos de Escolas de Marinhas e António Correia de Oliveira, e da escola particular Sementes de Liberdade. A narrativa propõe um itinerário de visita ao concelho com o Sebastião e a Clarinha, os personagens desta história cujos nomes se relacionam com a história e formação de Esposende e com o seu doce mais emblemático (Clarinha). A publicação constitui uma espécie de guia turístico para os mais novos, através dos quais se pretende cativar mais turistas e visitantes para o concelho. Por um lado, aposta-se na divulgação e promoção de Esposende fora de portas e, por outro, incute-se nas crianças e jovens do concelho o apego aos valores e recursos turísticos locais. O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, referiu que “é importante transmitir desde cedo às nossas crianças este amor pela nossa terra e igualmente necessário chamar cada vez mais gente a Esposende, porque daí resultam também benefícios para a economia local”.

Rejeitando a ideia de bairrismo exacerbado, Benjamim Pereira não teve pejo em afirmar que “Esposende é a terra mais bonita de Portugal”, sustentando que “é um território com enorme potencial, que possui caraterísticas que o distinguem, desde logo o Parque Natural do Litoral Norte”, além de um vastíssimo leque de potencialidades, desde o património às tradições, sem esquecer a gastronomia. Por todas estas razões, referiu, “Esposende apresenta uma vocação claramente turística”, um desígnio que o Município está apostado em fazer cumprir e à luz do qual surge a narrativa “Sebastião e Clarinha à descoberta de Esposende”.

O Autarca não poupou elogios à publicação. Considerou-a “uma ideia extraordinária”, destacou a qualidade das ilustrações e salientou o facto de o guia prever a oferta de uma pequena lembrança aos “pequenos visitantes”, depois de concluídos os jogos didáticos incluídos na publicação e da recolha de carimbos em alguns equipamentos.

O Presidente da Câmara Municipal felicitou todos quantos estiveram envolvidos na conceção da publicação, desde logo os alunos e os professores, bem como os técnicos do Município. Expressou palavras de elogio e de incentivo aos docentes, enaltecendo a grandeza da profissão, e defendeu que o seu trabalho “deve ser cada vez mais reconhecido e valorizado”. Deixou ainda agradecimentos ao Grupo Infantil dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, que, conjuntamente com alunos da Escola Sementes de Liberdade e Escolas Básicas António Correia de Oliveira, de Apúlia, do Baixo Neiva e de Marinhas, protagonizaram a leitura encenada da história.

A sessão contou ainda com as intervenções do Professor Hugo Dias, da Escola Sementes da Liberdade, a quem coube explicar a construção da narrativa, e da Professora Augusta Almeida, Bibliotecária da Escola Básica de Marinhas, que deu a conhecer a construção do projeto. Ambos agradeceram à Câmara Municipal o desafio, que possibilitou também um maior conhecimento do concelho aos alunos que estiveram envolvidos no projeto.