Aprovado projeto do Mercado Municipal de Esposende

13 Setembro 2019

A Câmara Municipal de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, o projeto de requalificação do Mercado Municipal de Esposende. A obra representa um investimento de 1,5 milhões de euros e será lançada a concurso em breve, juntamente com as empreitadas de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio - Esposende e da zona envolvente ao Campo de S. Miguel – Marinhas.

A intervenção do Mercado Municipal prevê a reabilitação total do edifício, de modo a poder acolher a realização pontual de eventos de outra índole, nomeadamente de natureza gastronómica. Na fachada principal do Mercado, voltada a sul, será criada uma área coberta, possibilitando melhores condições aos comerciantes que operam no exterior do edifício, espaço esse que poderá vir a ter outro tipo de utilização.

No âmbito do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana), o Município de Esposende concretizará um conjunto de intervenções, que ultrapassam os 5 milhões de euros.

Deste conjunto de obras, já foram executadas a beneficiação e infraestruturação da Rua da Igreja - troço entre a Avenida da Praia e a Avenida de Mar, em Apúlia, a beneficiação da Rua e da Travessa Eng.º Alexandre Losa Faria, em Fão, e a requalificação da Zona Central das Marinhas, no montante global de 650 euros.

Ainda no decurso de 2019, deverão iniciar-se as obras de requalificação do Mercado Municipal, do Largo Rodrigues Sampaio e da zona envolvente ao Campo de S. Miguel, cujo investimento total ronda os 3 milhões de euros. Ainda no âmbito do PARU, será concretizada a reestruturação e requalificação da Alameda do Bom Jesus, em Fão, e a reabilitação do Antigo Edifício da GNR para Arquivo Municipal.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, sublinha o “forte investimento do PARU, que possibilitará renovar os núcleos urbanos de Apúlia, Fão, Esposende e Marinhas, criando as condições condizentes com as necessidades atuais de cada uma das localidades”. Benjamim Pereira realça que, além destas intervenções, Esposende tem em curso um volume grande de investimento, nomeadamente na construção do Canal Intercetor de prevenção de cheias, na requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, na segunda fase da reabilitação do molhe norte da embocadura do Cávado, assim como na reabilitação da Doca de Pesca. Em causa está um montante global de 10 milhões de euros, a que se somam os projetos previstos para o Forte de S. João Baptista e Estação Radionaval de Apúlia, a desenvolver no âmbito da parceria com a Universidade do Minho.

Benjamim Pereira afirma que “Esposende está a viver uma nova fase de investimento, através da concretização de um conjunto de intervenções estruturantes para o futuro”, sublinhando que estas integram a estratégia de desenvolvimento definida para o Município e que passa, em grande medida, pela implementação do projeto Esposende Smart City, recentemente apresentado.