Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Trinta restaurantes de Esposende servem Sabores do Mar durante o mês de março

28 Fevereiro 2018

_DSC1859

Os sabores do mar vão ser servidos à mesa de 30 restaurantes do concelho de Esposende, ao longo de todo o mês de março. Trata-se da 19.ª edição do “Março com Sabores do Mar”, iniciativa que o Município de Esposende leva a efeito, em parceria com as unidade de restauração concelhias, com o intuito de afirmar a gastronomia/vinhos como produto estratégico e de atrair visitantes ao concelho, apostando também na valorização dos produtos endógenos e na capacitação dos agentes económicos locais.

A par da componente gastronómica, o evento engloba um vasto programa de animação. Esta edição apresenta, como novidade, o Espaço Sabores do Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, onde decorrerão diversas iniciativas, procurando envolver também a comunidade, aspeto que foi sublinhado pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na apresentação do evento, que decorreu na manhã de hoje, no Centro de Informação Turística de Esposende.

Benjamim Pereira afirmou que a iniciativa há muito se afirmou no plano turístico e sublinhou a abrangência do evento, proporcionando não só a envolvência das unidades de restauração e das pastelarias, como das escolas, incentivando ao consumo de peixe junto dos mais novos. Destacou, também, a vertente da formação associada ao evento, adiantando, a propósito, que o Município está em negociações com vista à criação de ensino superior no concelho, alargando a oferta formativa.

Adiantou que, numa ótica de valorização dos produtos endógenos locais, o Município tem em perspetiva a criação de um mercado em Apúlia, revelando, ainda, que também está em cima da mesa a requalificação do Mercado Municipal de Esposende, projeto a executar no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana.

Benjamim Pereira deixou claro que “a componente turística só faz sentido se satisfizermos as necessidades dos habitantes de Esposende”, razão pela qual o Município tem em curso um conjunto de investimentos e em perspetiva diversos projetos estruturantes para o concelho. Notou o investimento ao nível da realização de eventos com o objetivo de captar visitantes, afirmando-se convicto do retorno dessa promoção. “Acredito no meu território”, afirmou.

Terminou a sua intervenção com agradecimentos a todos quantos, ao longo dos anos, têm contribuído para o sucesso do Março com Sabores do Mar, particularmente aos parceiros que se associam a esta edição que, acredita, “será a melhor de todas”.

As pastelarias voltam a associar-se à iniciativa, sendo que este ano são 19, assim como as cinco quintas produtoras de vinhos do concelho, os Lacticínios das Marinhas e as unidades de alojamento.

O Vereador do Turismo da Câmara Municipal, Sérgio Mano, aproveitou a oportunidade para dar nota dos dados turísticos de 2017 referentes a Esposende, que considerou bastante animadores e que comprovam um aumento do número de visitantes. No último ano, Esposende registou 58 899 mil hóspedes, traduzindo um aumento de 27% face a 2016, e contabilizou 116 452 dormidas, comprovando um aumento de 13% relativamente ao ano anterior. O Centro de Informação Turística de Esposende recebeu 55 288 mil visitantes, configurando um crescimento de 6% relativamente a 2016, sendo que os Caminhos de Santiago foram responsáveis pelo alojamento de 5 698 peregrinos no Albergue de S. Miguel, em Marinhas, um aumento de 64% face a 2016.

Sustentado pelos números, o Vereador Sérgio Mano afirmou que o turismo em Esposende está a crescer acima da média da região Norte e garantiu que, na época baixa, tem vindo a aumentar a um ritmo mais acelerado do que o turismo da época balnear. Defendeu que Esposende poderá beneficiar da forte procura turística e sobrecarga do Porto, apostando na oferta de experiências diferenciadoras, e afirmou que o Município tem feito uma aposta clara no turismo e na captação de visitantes. “Esposende pode tirar muito proveito da sua localização estratégica”, afirmou. Terminou, lançando o desafio aos empresários no sentido de que “todos juntos possamos definir estratégias para que Esposende seja um destino turístico de experiências únicas e insubstituíveis”.

Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Vice-presidente Jorge Magalhães assinalou a aposta estratégica do Município no plano turístico, nomeadamente na promoção do produto gastronomia/vinhos e na captação de visitantes na denominada época baixa. Destacou a componente de inovação que a Câmara Municipal imprime em cada edição do Março com Sabores do Mar, tornando o evento ainda mais apelativo, e sublinhou a parceria do Município com os empresários do ramo da restauração, que, considerou, se reflete em “proventos tremendos” para a economia local.

Aludindo aos números avançados pelo Vereador Sérgio Mano, Jorge Magalhães afirmou que o Município de Esposende tem uma capacidade de atração muito significativa e assumiu que a Entidade Regional comunga do propósito de captação dos turistas que chegam ao Porto, bem como do objetivo de aumento da estadia média. Apontou os recursos naturais do concelho e a qualidade dos produtos locais para dizer que Esposende conjuga uma série de fatores de atratividade turística que concorrem não só para o desenvolvimento do concelho, como da região e do país.