Presidente da Câmara de Esposende ao lado dos pescadores numa solução para a barra

02 Fevereiro 2018

A convite da Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, participou esta tarde numa reunião para abordar a situação da barra de Esposende.

No encontro realizado na sede da Associação de Pescadores e onde esteve também o Comandante do Porto de Viana do Castelo, Raúl Risso, ficou definido, atendendo às atuais condições da barra, proceder ao seu encerramento, com abertura em períodos específicos, numa lógica de salvaguarda da segurança dos pescadores.

Mantendo o habitual espírito de cooperação, o Presidente Benjamim Pereira reiterou a total disponibilidade do Município para a procura da melhor solução para o problema. O Autarca aproveitou para fazer um ponto de situação das intervenções previstas para o local e comprometeu-se a sensibilizar a tutela para a necessidade de uma intervenção de caráter mais definitivo, nomeadamente a presença de uma draga em permanência em Esposende servindo os portos do Norte. Neste sentido, irá agendar, tão breve quanto possível, uma reunião com os Ministérios com a tutela do Mar, Pescas e Ambiente para expor a situação e discutir eventuais soluções.

Tendo este objetivo em vista, para o dia 6 de fevereiro está já agendada uma reunião com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e outras entidades com jurisdição na matéria.

Ciente das difíceis condições da barra, o Presidente da Câmara Municipal apelou ao redobrar de cuidados por parte dos pescadores, por forma a que não ocorram incidentes.