Loja Social de Esposende comemorou 6.º aniversário com promessa de novas instalações

11 Dezembro 2017

_DSC2936

Como forma de assinalar o 6.º aniversário da Loja Social de Esposende, que se comemora hoje,11 de dezembro, o Município de Esposende convidou a comunidade a associar-se à comemoração e a conhecer este projeto, que é desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende.

Organizou, desde modo, um Open Day Social, abrindo as portas da Loja Social e proporcionando a participação nas suas atividades. Foi, de resto, em clima festivo que se cantaram os parabéns à Loja Social, um momento que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, da Vereadora da Coesão Social, Alexandra Roeger, e restante executivo, entre várias outras presenças.

Em jeito de prenda, o Presidente Benjamim Pereira anunciou que a Loja Social terá novas instalações no próximo ano, dotando-a de melhores condições e possibilitando o desenvolvimento de novos projetos e diferentes dinâmicas.

Assumindo a área social como primordial para o Município, Benjamim Pereira assinalou que esta continuará a merecer toda a atenção. Considerou que é “obrigação” da Autarquia atender às situações de carência e minimizar as assimetrias sociais e apontou a Loja Social como a materialização dessa aposta que vem sendo feita.

Benjamim Pereira destacou a abrangência deste projeto e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos quantos têm colaborado com a Loja Social, garantindo a sua continuidade e possibilitando a sua evolução. Expressou palavras de agradecimento a todos e um reconhecimento especial a todos os voluntários que asseguram, de forma desinteressada, o funcionamento da Loja Social e deixou o repto a que mais voluntários se juntem a esta causa.

O Presidente da Câmara Municipal apontou a Loja Social como um projeto único e exemplar e deixou claro que este é um projeto “assente no rigor”, onde toda a ajuda é monitorizada.

Desde a sua abertura, no dia 11 de dezembro de 2011, e até ao terceiro trimestre deste ano, a Loja Social já registou 950.142 bens doados, 8.002 doações, 476.559 bens atribuídos, 7.922 trocas,17.008,5 horas de voluntariado e 398.515 quilos de reciclagem, números que refletem a assinalável dinâmica deste projeto, que contabiliza já o apoio a 619 famílias e a 42 entidades, como consta da plataforma informática de suporte à sua gestão.

A sua intervenção tem sido distinguida, destacando-se, em 2014, o reconhecimento como Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo MIES – Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social, passando a dispor de um reconhecimento nacional e internacional. Em 2015 é distinguida na categoria de inovação e sustentabilidade, na 4.ª edição do prémio cooperação e solidariedade António Sérgio. Trata-se do reconhecimento público do esforço e do trabalho desenvolvido como uma boa prática e com impacto significativo no território, na economia e na sociedade.

A sua intervenção tem-se operacionalizado segundo eixos estratégicos, consolidando o seu papel no seio da comunidade, nomeadamente através da rentabilização dos recursos disponíveis; promoção da melhoria das condições de vida dos cidadãos socialmente mais vulneráveis; reutilização e partilha de bens por toda a comunidade; qualificação da intervenção social e comunitária; valorização das Parcerias e do Voluntariado e fomento da responsabilidade cívica e comunitária.