Benjamim Pereira realça importância da agricultura para o desenvolvimento económico do concelho

29 Setembro 2014
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, foi um dos oradores da Conferência «Dinâmica Agrícola da Região Norte», promovida em parceria pelo Correio da Manhã, Jornal de Negócios e Banco BPI, e que teve lugar no Auditório Municipal de Esposende, no passado dia 26 de setembro. A sessão de encerramento esteve a cargo do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

Benjamim Pereira foi convidado a pronunciar-se sobre o setor agrícola no concelho, tendo realçado a sua importância para o desenvolvimento económico do Município. O Autarca referiu que 9% da população do concelho está relacionada com a atividade agrícola, o que equivale a dizer que cerca de 3 200 pessoas trabalham na agricultura, concretamente na produção hortícola e na produção de leite, sendo que o volume de negócios da Cooperativa Agrícola de Esposende ronda os 13 milhões de euros.

O Autarca disse que o Município está atento e que tem procurado corresponder às expetativas do setor, dentro daquilo que são as suas competências.

A propósito do processo de revisão do PDM que está em vias de entrar em discussão pública, Benjamim Pereira manifestou a sua expectativa quanto à reação da população relativamente às propostas contidas no documento, ou seja, se as pessoas estão sensibilizadas para a preservação dos espaços naturais ou se, pelo contrário, estarão mais preocupadas com a capacidade construtiva dos terrenos.

Embora reconhecendo que há freguesias que têm necessidade de se expandir em termos urbanísticos, Benjamim Pereira entende que a preservação de determinadas áreas é essencial, até porque o espaço agrícola tem muito mais valor atualmente, tal como foi referido no outro painel desta conferência, onde estiveram reunidos um conjunto de representantes de diversas empresas, entre os quais o gerente a Cooperativa Agrícola de Esposende, Paulo Pilar.

Com efeito, foi referido que o arrendamento anual de 1 hectare agrícola no litoral pode custar 1500 euros, enquanto que, no interior, esse custo se situa, em média, em 100 euros. “Há aqui um potencial económico que não existia no passado”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal.

Ainda referindo-se ao Plano Diretor Municipal enquanto instrumento de gestão do território, Benjamim Pereira referiu que “a nossa função é tentar adequar a lei às necessidades das pessoas”, apontando, a título de exemplo, a construção de estufas para a produção de hortícolas em pleno Parque Natural do Litoral Norte.

O Autarca realçou a importância de iniciativas deste género para fomentar a discussão pública destas matérias e para dar visibilidade ao trabalho que se faz. Benjamim Pereira deixou claro que a agricultura é um setor estratégico fundamental, reconhecendo que no passado nem sempre houve a devida atenção dos sucessivos governos, ao contrário do que sucede atualmente.

No mesmo painel participou também a administradora do BPI Maria Celeste Hagatong e o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Neves, que apontou Benjamim Pereira como “um grande exemplo do que um Presidente de Câmara pode fazer pelo desenvolvimento de uma região”. Abordando o tema da conferência, Carlos Neves defendeu a necessidade de “sinalizar a agricultura como um caminho para o desenvolvimento de Portugal”.

A sessão de encerramento da Conferência esteve a cargo do Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, que deu nota da relevância da região norte no contexto da agricultura nacional e da importância estratégica do setor para o país.