Presidente da Câmara Municipal de Esposende defende inovação e competitividade dos municípios

10 Fevereiro 2014

«Os municípios têm que ser inovadores nas suas ações e imaginativos nas suas propostas», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende no Jantar-Conferência «A inovação enquanto fator chave da competitividade», que a GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação S.A. organizou numa unidade hoteleira da cidade.

«Os municípios têm que ser inovadores nas suas ações e imaginativos nas suas propostas», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende no Jantar-Conferência «A inovação enquanto fator chave da competitividade», que a GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação S.A. organizou numa unidade hoteleira da cidade, no dia 7 de fevereiro.

O evento assinalou a formalização de entrega de certificados pela APCER e COTEC a esta empresa de consultoria e formação profissional, que iniciou a sua atividade em Esposende em 1992, tendo atualmente a sua sede em Braga.

Na sessão de boas vindas, falando para uma plateia de cerca de duas centenas de convidados, na sua maioria empresários, oriundos de vários distritos da região Norte, Benjamim Pereira assinalou que “o Presidente da Câmara é hoje muito mais um embaixador do Município, na procura de investidores, do que propriamente um empreendedor e promotor de obra pública”, acrescentando que a gestão de um município passa ainda pela definição de políticas competitivas, capazes de atrair investimento. O Autarca realçou também a importância da cooperação intermunicipal para o desenvolvimento das regiões e para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Na qualidade de anfitrião, Benjamim Pereira fez questão de apontar os pontos fortes do Município para a captação de investimento, nomeadamente as excelentes acessibilidades, a existência de áreas empresariais e industriais servidas por todas as infraestruturas necessárias, uma política fiscal atrativa, nomeadamente a não existência de Derrama e uma das mais baixas taxas de IMI, para além da facilidade de licenciamento, através do “Despacho na Hora”. Sem esquecer as excelentes condições, quer ao nível de paisagem quer de equipamentos, o Presidente da Câmara Municipal vincou que Esposende é “um Município atento, com as contas em dia e disponível para colaborar com os empresários que se quiserem fixar no nosso território”. Um discurso que mereceu rasgados elogios de Daniel Bessa, Diretor Geral da COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação. O economista e ex-Ministro da Economia, Indústria, Comércio e Turismo saudou a postura arrojada do Autarca de Esposende, considerando que está no caminho certo ao apostar na competitividade.

Benjamim Pereira felicitou a GTI pelos 20 anos de atividade, apontando a empresa como “um exemplo na sua área, quer pelo crescimento e expansão que teve, quer pelos diversos serviços que presta às empresas”.

O Jantar-Conferência “A inovação enquanto fator chave da competitividade” constituiu uma oportunidade para refletir sobre esta e outras questões, tendo contado com as intervenções de Daniel Bessa, Diretor Geral da COTEC Portugal, de António Pego, Administrador da APCER, de Manuel Machado, Diretor da Microsoft Portugal e de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga. A sessão de encerramento esteve a cargo do Administrador da GTI, António Oliveira.