Antas acolhe arboreto com 20 espécies florestais

22 Out

arboreto

O Arboreto da Cividade é o mais recente espaço verde, criado no Município de Esposende, em Antas, por iniciativa da empresa de suplementos alimentares Prozis, em colaboração da Câmara Municipal e com o apoio da Esposende Ambiente, Junta de Freguesia e Associação de Defesa do Ambiente “Rio Neiva”. Este espaço, dedicado à coleção de espécies arbóreas, funcionará como barreira acústica e refúgio de nidificação de aves e animais.
Depois de ter contribuído na recuperação do parque infantil do Centro Social da Juventude de Mar, a Prozis direcionou, este ano, a sua atividade de empresa socialmente responsável para a floresta. Na sequência do incêndio de março último, a empresa com sede em Esposende envolveu 40 colaboradores, durante um dia, na transformação de uma parcela de terreno, anteriormente ocupada por mato e que passou a acolher uma coleção de 20 espécies florestais diferentes.
Este espaço passará a ter gestão de combustíveis com cadência anual, terá a função de criação de barreira verde para intercetar o ruído proveniente da autoestrada, servirá de refúgio de nidificação para alguma avifauna, entre outras vantagens.
Na Cividade, a Associação Rio Neiva terá mais um espaço para complementar as atividades de educação ambiental e o concelho ganha mais um espaço verde diferenciado.
O espaço estará aberto à população, tendo sido criado um trilho para visitação.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.