SciArt | ERASMUS +
SCIART
- PROMOTING 21ST-CENTURY SKILLS THROUGH AN INCLUSIVE STEAM APPROACH TO CULTURAL HERITAGE -
O projeto europeu SciArt é financiado com o apoio da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Erasmus+.
Tem como principal objetivo melhorar as competências dos estudantes do século XXI, através do desenvolvimento de uma abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) inovadora e inclusiva (SciArt) sobre artefactos do Património Cultural, que será desenvolvida através da colaboração de investigadores da educação STEAM e das áreas STEAM, especialistas de museus e professores.
A abordagem SciArt inclui o uso de instrumentos acessíveis, utilizando recursos de Realidade Aumentada e proporcionando, aos alunos, novos meios de se expressarem (livros multimodais e AR*).
* Livro AR é uma combinação única do livro tradicional e tecnologia moderna com animações 2D e 3D que podem ser lançadas através de um dispositivo móvel. Isso permite que o leitor seja simultaneamente espectador e ouvinte.
ERASMUS+ KA2 COOPERATION PARTNERSHIPS FOR HIGHER EDUCATION
Nome do Projeto | SciArt - Promoting 21st-century skills through an inclusive STEAM approach to Cultural Heritage
Projeto N.º | 2022-1-CY01-KA220-SCH-000086608
Coordenador do Projeto | European University of Cyprus (Cyprus)
Tipo de Projeto | Erasmus + KA2 Cooperation partnerships in school education
Duração do Projeto | 1 de novembro de 2022 a 31 de julho de 2025
Parceiros
Foundation Anastasios G. Leventis (Chipre)
The Falcon Cultural Enterprises Ltd (Chipre)
Aristotelio Panepistimio Thessalonikis (Grécia)
Panepistimio Dytikis Makedonias (Grécia)
Peiramatiko Scholeio Panepistimiou Thessalonikis (Grécia)
Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Município de Esposende (Portugal)
Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade (Portugal)
Propósitos e objetivos
O projeto SciArt propõe o desenvolvimento de uma série de atividades sobre o Património Cultural. A lógica decorre do facto do Património poder ser estudado tanto como material, utilizando métodos científicos (arqueométricos), como um produto com funções culturais, históricas, estéticas e políticas no presente e no futuro. Como tal, o património também está ligado a narrativas locais e nacionais que, por sua vez, influenciam a formação de um sentido de identidade, quer de nível local, quer de âmbito europeu.
Objetivo Geral
• O objetivo principal ao conceber a abordagem SciArt foi alcançar um papel igual de STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) e Artes em todas as fases de desenvolvimento e resultados.
Objetivos Específicos
• Objetivo 1 (WP2): O projeto SciArt visa desenvolver uma abordagem inovadora, incluindo uma abordagem STEAM ao Património Cultural que combina abordagens baseadas em investigação, educação científica, educação artística, tecnologia e estudos de Património Cultural.
• Objetivo 2 (WP3): O projeto SciArt visa conceber as atividades SciArt (incluindo os recursos educacionais necessários), o curso de formação e a plataforma educacional SciArt.
• Objetivo 3 (WP4): O projeto SciArt visa capacitar todos os membros do pessoal do consórcio (investigadores, especialistas de museus e professores) sobre os diferentes aspetos da abordagem SciArt e formar professores dos países de implementação.
• Objetivo 4 (WP5): O projeto SciArt irá difundir a abordagem utilizando os resultados da implementação piloto.
Coordenação do projeto no Município de Esposende / Investigadores envolvidos
Ana Almeida (Coord.)
Carla Raquel Leite
+ INFO.| Projeto SciArt website | Projeto SciArt Facebook